Desde 4 de janeiro de 2010 foram apreciados vários álbuns, de vários estilos musicais. Os critérios para a seleção foram dois: serem considerados relevantes para a história da música e terem sido lançados em 1978. Todos eles foram oferecidos no blog para ouvir e baixar além de um breve histórico dos artistas/bandas até o período em que lançaram seus respectivos discos e, na maioria deles, opiniões faixa a faixa mais destaques e curiosidades. (Para ler os artigos e ouvir muita música, acesse o histórico do blog!)
Segue no post de hoje algumas conclusões sobre o momento histórico para a música e, de brinde, a relação dos filmes mais relevantes do ano. Espero que gostem!
A partir de quarta (28/04/2010) inicio as postagens referentes aos álbuns históricos de 1979 e o primeiro é Highway To Hell do AC/DC, aguardo sua visita!
MÚSICA
Fatos mais importantes:
- O punk começa a perder força e dois estilos derivados começam a se estabelecer: o pós-punk e o new wave.
- A disco music impera e seu represenatante de mais qualidade é a banda Chic.
- Três movimentos marginais ganham destaque com a crítica: a música eletrônica, a música de vanguarda e a música ambiente. O gótico começa a despontar.
- Os Sex Pistols anunciam o fim de suas atividades após uma mal sucedida turnê pelos Estados Unidos no mês de janeiro. No final do último show da turnê, o vocalista Johnny Rotten perguntou para a platéia: "Vocês já tiveram a sensação de estarem sendo enganados?"
- O Black Sabbath mandou para as lojas o seu oitavo disco de estúdio, o Never Say Die, o último com o vocalista Ozzy Osbourne.
- No dia 26 de agosto começa a primeira edição do Canadá Jam Festival onde se apresentam os Doobie Brothers, The Commodores e Kansas.
- O Whitesnake, banda montada por David Coverdale, lançou o seu disco de estreia, o Trouble.
- O Rush editou seu sexto disco, o Hemispheres.
- O Police lança seu disco de estreia, o Outlands d'Amour.
- Os Bee Gees ganham disco de ouro pelas músicas Staying Alive, Night Fever, How Deep Is Your Love e More Than a Woman, pelo álbum Saturday Night Fever lançado em 1977 e foram considerados o trio pop de sucesso dos anos 70 por ter 5 álbuns no top 10 das paradas de sucessos.
- O ABBA lança o álbum Voules Vouz com sucessos como I Have A Dream, Chiquitita, Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight), Voules Vouz entre outros.
Bandas que Surgiram
Aborto Elétrico
Australian Crawl
Bauhaus
Berlin
D.O.A.
DNA
Dead Kennedys
Dexy's Midnight Runners
Doken
Duran Duran
Echo & The Bunnymen
Orchestral Manoeuvres In The Dark
Prefab Sprout
Savatage
Simple Minds
Survivor
The Blues Brothers
The Go-Gos
The Teardrop Explodes
Uakti
UB40
Bandas que acabaram
Os Mutantes
Prêmios Grammy Mais Importantes (dados em 1979)
Gravação: Just The Way You Are - Billy Joel
Álbum: Saturday Night Fever - Bee Gees
Música: Just The Way You Are - Billy Joel
Orlando Silva- cantor
Keith Moon - baterista (The Who)
Jacques Brel - cantor
Candeia - compositor
Louis Prima - cantor e trompetista
FILMES
Destaques do Ano:
Melhor Filme: O Franco Atirador
Melhor Direção: Michael Cimino, por o Franco Atirador
Melhor Ator: John Voight por Amargo Regresso
Melhor Atriz: Jane Fonda por Amargo Regresso
Melhor Roteiro Original: Nancy Dowd por Amargo Regresso
Melhor Roteiro Adaptado: Oliver Stone por O Expresso da Meia-Noite
Fontes: Wikipédia e livro 1001 Filmes para ver Antes de Morrer
6 comentários:
Post muito legal Rodrigo,parabéns !!!
Putz que post maneiro!
Vamos lá..
Vou falar um pouco do que eu gosto dentro do que você falou, e do que eu senti falta de ver na lista ok?
Esta fase na música foi áurea, simplesmente espetacular porque apesar do punk estar perdendo força, outras grandes estavam desabrochando como THE EXPLOITED, THE CLASH, RAMONES e toda a praia hardcore junto com eles.
O Never say die é um dos grandes discos deste ano, algumas pérolas que eu acho imperdíveis:
Q: Are We Not Men? We Are Devo! - simplesmente maravilhoso e divisor de águas, é algo explêndido pra mim, tô catando este vinil igual louco por aí. Primeiro disco e recheado de sons maravilhosos como Uncontrollable Urge, Satisfaction, Jocko Homo e Come back Jonee!
Bob Seger - stranger in town: Perfeito, trouxe Hollywood nights, Still the Same, Brave Strangers etc... Segundo disco com a Silver Bullet.
Krafwerk - Die Mensch-Maschine: Não sei nem por onde começar pra elogiar e dizer a importância desta obra pra música mundial. É tudo, revolucionário, perfeito e único.
(Em falar nisso estou devendo um post sobre música eletrônica no blog, em breve!)
Misfits - Static Age: Este ano foi a gravação deste álbum perfeito, que eu não seria eu se não falasse dele, desta banda que eu amo.
Estes foram os discos que eu me lembrei que saíram em 78, sobre as bandas que você citou destaco, claro, Dead Kennedys, Bauhaus (Grande banda!), nosso feto do Legião..
R.I.P. Keith Moon, grande perda!
Cinema: Franco Atirador eu sei até as falas brother, falo junto com o filme! Obra de cabeceira, vejo sempre!
Agora do Romero eu prefiro Martin que saiu no mesmo ano, na verdade eu não sou fanático por zumbis, Martin tem mais a minha cara.
Expresso da meia-noite, Alan Parker nos presenteava com este petardo cinematográfito, gosto muito desse filme!
I Wanna Hold Your Hand - O famoso FEBRE DE JUVENTUDE que passava muito na Globo, gosto da nostalgia proporcionada por ele.
Invasion of the Body Snatchers - Esta é a melhor versão deste filme pra mim e que tem nosso querido Spock, além de Donald Sutherland em uma atuação impecável!
Superman - O primeiro! Merece ser lembrado!
Damien: A profecia 2 - Não é o melhor, mas só perde pro primeiro e é quase tão bom quanto!
Putz, falei paca! Mas aqui no teu blog vale a pena, espero ter acrescentado algo a este perfeito post!
UM FORTE ABRAÇO BROTHER!
Valeu Guilherme e Fábio!
Fábio, meu chapa, sabia que sua contribuição seria valiosa!
Os anos de 76/77 foram o auge dos Ramones e sua primazia trouxe uma porrada de bandas novas legais entre 76 e 80 (como o The Exploited e várias outras que receberam e receberão posts específicos). Em 78 o mais relevante foi a troca do batera, entrou o Marky Ramone (se não me engano). O Clash mostrou sua força em 77 e foi dedicado um post só pra ele, em 79 eles voltaram a ser relevantes com London Calling que certamente receberá um post específico em breve.
O Never Say Die foi dica sua! É bom pra caramba e ainda conta com o fato de ter sido o último com o Ozzy.
Devo e Kraftwerk foram importantíssimos nesse ano e os discos citados receberam posts específicos. Não sei por que cargas d'água não entraram na relação Misfists e Bob Seger...
Sua lista complementar de filmes é ótima! Vi que vc navega bem também por essa área!
Abração amigos!
Ro, estou escrevendo este post off-topic pq tenho uma sugestão: a virada cultural está chegando e este ano, na minha humilde opinião, as atrações estão melhores! Por que você não faz uma cobertura para o Blog? Poderia fazer posts sobre os caras que vão se apresentar, e, depois, poderia assistir a algumas performances e comentar. Que tal? Beijos!!
Que demais este post, Rodrigo!
Da parte musical eu conheço muita coisa e gosto de boa parte delas.
Da parte dos filmes, impressionantemente eu só vi um, apesar de ter vários dos títulos em casa, prontos para perder a vergonha e assistir um dia.
Valeu pela lembrança!
Marthinha a ideia é ótima! Ando meio preguiçoso para estas coisas mas acho que valerá a pena. Vc vai tb? Depois combinamos. Bj.
Fred, meu chapa, levo muito em consideração sua opinião e se vc gostou fico feliz! A parte musical deste artigo é apenas um complemento dos posts que venho publicando desde janeiro, digamos que passei um pente-fino no ano de 1978 e sigo agora fazendo o mesmo com 1979! Quanto aos filmes, assista mesmo, essa listinha é praticamente um consenso da crítica.
Abç!!!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!