domingo, 8 de maio de 2011

Serie "Música do Outro Mundo" - Capítulo 8B: América Latina - Audições, Indicações e Resenhas (Cuba)



Neste último capítulo que me propus com essa serie, vamos ver e ouvir os artistas da nossa região do mundo: a América Latina. Apesar de parecer um tema óbvio e de músicas que deveriam fazer parte de nosso dia-a-dia, é provável que nos surpreendamos com a cultura musical de nosso próprio mundo, uma vez que na maioria, somos influenciados e adotamos a cultura e estética de outrem, entenda-se dos EUA e Inglaterra. Repito aqui o que disse na introdução desta serie: nada contra a música que vem desses dois países, mas nosso mundo musical é muito mais amplo, conforme essa pequena serie demonstrou.

Conheçamos então, as músicas da América Latina!

Observação: Para não tornar o artigo grande demais, dividi este capítulo em 3 partes, a saber: Capítulo 8A - Brasil; Capítulo 8B - Cuba; Capítulo 8C - Argentina e Haiti

CUBA

Contradanzas y Danzones - Rotterdam Conservatory

1 - Las Alturas de Simpson
2 - Los Ojos de Pepa
3 - Ya Está el Café, O Me Voy a la Aplanadora
4 - La Tedezco
5 - Cadete Constitucional
6 - El Pañuelo de Pepa
7 - Almendra
8 - Ayes del Alma
9 - San Pacual Bailón
10 - Yo no Bilo Más Catalina
11 - El Dedo de Landaluce
12 - Riganos from la Grande Duchess Nº1
13 - Riganos from la Grande Duchess Nº2
14 - Riganos from la Grande Duchess Nº4
15 - El Sungambelo
16 - ElEl Bombin de Barreto
17 - Pero Por Qué?
18 - Milicianos en New York
19 - Danza Nº1
20 - Danza Nº3

The Charanga - Rotterdam Conservatory

1 - Bodas de Oro
2 - Lindas Cubanas
3 - Angoa
4 - La Mora
5 - El Barbero de Sevilla
6 - El que más goza
7 - Fefita
8 - El Niche
9 - La Flauta Mágica
10 - Masacre
11 - Reina Isabel
12 - La Engañadora




Inspiradas por músicos de 70 e 80 anos que ainda tocam esta música seminal em Cuba (e que também dançam), estas hoje são as danças (com seu início lento e uma segunda seção mais viva) que abriram o caminho para a música e a dança de bandas modernas, o jazz e a salsa. Antiga tradição oral, as composições dos principais compositores e inovadores foram penosamente reunidas para estes ótimos músicos europeus para que recriassem o incomum ambiente orquestral cubano, que teve início em meados do século XIX.

Os músicos negros, seguindo um modelo europeu importado, primeiro tocavam em orquestras típicas (violinos, contrabaixos, metais e tímpanos de bandas militares), com um extraordinário senso de timbre e ritmo percussivos; em seguida, passaram a tocar nas charangas (flauta, piano, violino, contrabaixo, percussão cubana). Assim, o panorama passou de versões de contradanças francesas para o danzón (literalmente, a grande dança), que mais tarde cederia lugar ao chachachá mambo e, por fim, fora da ilha, ao jazz cubano-estadunidense, influenciando a salsa, numa progressão de tradições que se alimentavam umas das outras.

As Contradanzas y Danzones são bonitas, mas ao se tocar com reverência esta tradição completamente segundo a partitura, por vezes há uma ênfase excessiva na precisão, embora haja momentos em que as coisas deslancham. O bom é que estes discos cobrem um lapso de 150 anos de história. A gravação é brilhante, prestando devido tributo àqueles anos excepcionais.

Veja nos vídeos abaixo belas cenas cubanas ao som de algumas faixas dos discos!




Buena Vista Social Club - Vários

1 - Chan Chan
2 - De Camino a la Vereda
3 - El Quarto de Tula
4 - Pueblo Nuevo
5 - Dos Gardenias
6 - Y tú que hás hecho?
7 - Veinte Años
8 - El Carretero
9 - Candela
10 - Amor de Loca Juventud
11 - Orgullecida
12 - Murmullo
13 - Buena Vista Social Club
14 - La Bayamesa


O guitarrista estadunidense Ry Cooder produziu um álbum que, sem dúvida, receberá muitos e merecidos prêmios (N.R. e recebeu mesmo, este texto é de 1998) graças ao "Quem é quem" dos músicos envolvidos, aos compositores registrados e ao ambiente: o talento e a maneira com que tocam estes homens, em sua maioria com 70 ou 80 anos, são de uma incrível modéstia. A inventividade da música cubana provém da maneira como os músicos atêm-se a uma tradição viva, com raízes locais; ouça como seus instrumentos interagem nas ricas camadas de som por eles produzidas. A extensa descarga (músicos que se tornam solistas, com improvisações ao estilo do jazz), em El cuarto de Tula (Faixa 3), é apenas um exemplo disto, com gloriosos solos de alto (pequeno alaúde cubano de 12 cordas), trompete, timbales e belas intervenções de solos vocais e respostas de evidente conotação sexual!

O piano de Rúben Gonzáles, um músico de 77 anos (N.R. à época), particularmente em Pueblo Nuevo (Faixa 4), com suas improvisações ao trompete fazendo referências a Stormy Weather (N.R standard de jazz muito executado no famoso Cotton Club do Harlen. Interpretada por diversos cantores, entre eles Frank Sinatra, mas quem a consagrou foi Ethel Waters)., mostra por que se gravou, alguns dias depois, um álbum solo de Gonzáles.

Company Segundo, presente em muitos álbuns cubanos, é um músico chave, que inventou o harmônico, um pequeno instrumento híbrido combinando o som metálico essencial do tres cubano com guitarra. Em Y tu, qué has hecho?, a serenata de uma árvore para uma moça que grava suas iniciais em sua casca, é sublime, com Ry Cooder suavemente harmonizando-se com o duo. Em total contraste com a escola de Paul Simon - que trabalha com músicos da world music -, Cooder mantém-se discreta e suavemente no fundo.

No todo, é difícil destacar alguns músicos, pois cada faixa tem seu próprio valor. Ibrahim Ferrer, um cantor de rua, canta boleros, como sua composição De Camino a la Vereda, com uma notável fluidez. Desde o início do CD, com o Chan de Company Segundo, passando pela guajira El Carretero, de Portables, a La Bayamesa, a última faixa, são poucos os pontos fracos.

Veja e ouça abaixo algumas das faixas citadas!


Para baixar, clique na capa do disco!

Vieja Trova Santaguera: Hotel Asturias

1 - Pregon Santinguero
2 - No Sangres Corazón
3 - Un Nemeito Na' Mas
4 - El Peluquero
5 - La Guinda
6 - Yo Soy Gangá
7 - Me Dieron La Clave
8 - Mi Guantanamera
9 - Un Año de Amor
10 - Las Amargas Verdades
11 - Arrimese Usted
12 - Palma Soriano
13 - Zun Zun Paloma
14 - Guarapo, Pimienta y Sal
15 - Guajira Guantanamera

A Vieja Trova Santiguera é um quinteto instrumental clássico (todos também com 70 anos), composto por baquetas, maracas, tres cubanas, violão e baixo. Seu estilo é mais estrito e rítmico, mas a execução não é menos convincente, principalmente quando cantam a duas vozes, com grande clareza, indo dos sons nasais aos mais sonoros - todos caros ao gênero -, sempre em pergunta e resposta. Seu estilo de execução é íntimo, tocando boleros, guarachas e guajiras da parte oriental da ilha. Sua primeiro faixa, Pregón Santiguero, baseia-se em um pregão de rua e é de um brilhantismo típico.


Para baixar, clique na capa do disco!

Família Valera Miranda - Caña Quema

1 - Se Quema La Chumbambá
2 - Pensamiento
3 - Chan Chan
4 - Mi Pañuelo
5 - Las Perlas de tu boca
6 - Caña Quema
7 - Veinte Años
8 - Lagrimas del Alma
9 - Ahora me da pena
10 - Y tu que has hechó?
11 - Pa'los Pinares
12 - Eso no es na'
13 - Venga guano
14 - Longina
15 - Allá va candella

O estilo mais rústico e descontraído do conjunto Familia Valera Miranda (maracas, bongôs, baixo com dois cuartos cubanos como instrumentos de corda), e invoca o Oriente, a parte leste da ilha. Tocando músicas tradicionais como Buena Vista Social Club, além de composições da própria família, o grupo também emprega uma voz feminina solista, como no suave Lagrimas del Alma (Faixa 8).



Para baixar, clique na capa do disco!

Malembe Cubanismo! - Jesús Alemañi

1 - Mulence
2 - Salsa Pilón
3 - Montuno Alegro
4 - El Preguton
5 - Now in Marianao
6 - Danzon Daulena
7 - Cubanismo Llego
8 - Mar y Tierra
9 - Malembe







O som descontraído e íntimo da Família Valera Miranda contrasta vivamente com o reverso da moeda, o excitante Cubanismo!, comandado pelo trompetista Jesús Alemañy. Apesar de seu som de big band mais rico, seu virtuosismo extremos - como no jazz latino e na salsa -, vozes líricas alçam-se acima das camadas de sons produzidos pela percussão, piano, cordas e metais, com o próprio Alemañy brilhando. Jovem músico contemporâneo, formado em conservatório, Alemañy revela-se conhecedor da tradição, movimentando-se pela música cubana com desembaraço, mas com uma abordagem definitivamente nova. Cada faixa é uma grande revelação, como Orlando Valle Maraca'a Mar y Tierra (Faixa 8) e a própria faixa-título, com a música sempre eminentemente dançante.



Domingo que vem, a última parte da serie "Música do Outro Mundo" - até lá!

1 comentários:

Edison Junior disse...

Muito bom, Rodrigo! Ótima série!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Conheça o Super Fusion Blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Sons, Filmes & Afins,

um refúgio para quem tem a mente aberta, mas opinião própria"

Marcadores

1975 (1) 1977 (1) 1979 (45) 2 Tone (1) 2001 (1) 50 Obras Revolucionárias (51) A Formação do Gosto Musical (8) A Pedidos (3) Abba (3) AC/DC (2) ação (14) Acervo Original (6) acid house (4) acid jazz (6) Acid Rock (1) acid techno (1) Aerosmith (2) afoxé (1) afrobeat (3) Allman Brothers Blues Band (1) Alternative Dance (1) Ambient (2) amizade (6) análise (1) animação (2) Aniversário (1) Arraste-me para o inferno (1) Art Blakey (1) art rock (5) aventura (4) axé (2) baião (1) baixo (6) baladas (3) balanço do ano (5) Barry White (1) bateria (2) be bop (8) Bebel Gilberto (1) Beethoven (6) Bela Fleck (1) Ben Affleck (1) Ben Kingsley (1) Berg (1) Berlioz (3) big band (2) Big Star (1) Bill Evans (1) Bill Wyman (1) Billie Holiday (1) Billy Bob Thornton (1) Billy Joel (1) biografia (3) black metal (2) Black Sabbath (1) Blackened Death Metal (1) Blind Faith (1) Blondie (1) Blue Cheer (1) bluegrass (1) blues (14) blues rock (1) Bob Dylan (1) Bob Marley (2) bolero (2) Bon Jovi (2) bossa nova (5) Boston (1) Boulez (1) Brahms (1) Brian Eno (6) Brittany Murphy (1) Brutal Death Metal (1) Buddy Guy (1) Burning Spear (1) Buzzcocks (2) Caetano Veloso (3) Cage (1) calipso (1) Camisa de Vênus (1) Cannonball Adderley (1) cantata (1) Carpenters (1) celta (2) Charles Mingus (1) Charlie Parker (2) Cheap Trick (1) Cher (1) Chet Baker (1) Chic (3) Chic Corea (4) chicago blues (2) Chico Buarque (2) Chopin (1) Choro (1) Christian McBride (1) Cícero (6) Clive Owen (1) comédia (16) Concerto (1) Cool Jazz (5) Count Basie (1) Counting Crows (1) country (7) country rock (3) Crumb (1) Curtis Mayfield (1) dance (3) David Bowie (6) Dead Kennedys (1) Death Doom Metal (1) death metal (6) debate (2) Debussy (2) Deep Purple (2) Def Leppard (1) Delaney Bonnie And Friends (1) delta blues (2) Dennis Hopper (1) Dennis Quaid (1) Dennis Wilson (1) Denzel Washington (1) Derek And The Dominos (1) Descartes (2) Destaques (1) Devo (2) Dianne Reeves (1) Dire Straits (1) disco (8) Divulgação (1) Dizzie Gilesppie (1) Django Reinhardt (1) Donizetti (1) Donna Summer (1) doo wop (3) Doom Metal (1) drama (27) Dream Theater (1) Drone Doom (1) Duke Ellington (4) Dulce Pontes (1) Dupré (1) Eagles (1) Earth Wind and Fire (3) easy listening (2) Electric Blues (1) electric-folk (1) Elis Regina (1) Ella Fitzgerald (1) ELO (1) Elton John (2) Elvis Costello (2) ensaio (25) Entrevista (1) época (2) Eric Clapton (3) Erroll Garner (1) Esta Música é Arte? (3) fado (2) Fairport Convention (1) Falecimentos (7) fantasia (4) Fela Kuti (1) Feldman (1) ficção científica (6) filme (69) Filosofia (3) flamenco (2) Fleetwood Mac (3) folk (9) Folk Metal (1) forró (1) Frank Sinatra (1) free jazz (4) frevo (1) Funeral Doom (1) funk (14) Funkadelic (1) fusion (10) Gal Costa (2) Gang of Four (1) Gary Numan (1) Genesis (2) Gershwin (1) Gesualdo (1) Gilberto Gil (2) glam rock (1) Glinka (2) Gluck (1) gospel (3) gótico (6) Grammy (2) Graziani (1) Gregory Isaacs (1) guerra (4) guitara (2) guitarra (5) gypsy jazz (1) Hank Jones (1) hard bop (4) hard rock (15) hardcore (2) Haydn (3) heavy metal (17) Herbie Hancock (2) hip-hop (5) Holger Czukay (1) Holst (1) homenagem (1) Horace Silver (1) Houghton (1) house (2) Ian Dury (1) Iggy Pop (2) indie rock (1) infantil (2) Iron Butterfly (1) Isaac (1) Isabelle Fuhrman (1) Ives (1) J.S. Bach (5) Jaco Pastorious (2) James Brown (2) Jamiroquai (1) Japan (1) jazz (44) Jazz Modal (1) Jean Michel Jarre (2) Jefferson Airplane (1) Jenifer Lopez (1) Jimi Hendrix (1) Jimmy Cliff (1) Jimmy Smith (1) Joan Armatrading (1) Joan Sutherland (1) João Gilberto (2) John Coltrane (1) John Mayall's Bluesbreakers (1) John Travolta (1) Johnny Alf (1) Joni Mitchell (3) Jorge Ben Jor (2) Joy Division (2) Judas Priest (1) Julia Roberts (1) Keith Jarrett (1) Kim Bassinger (1) Kiss (2) Kompha (1) Kraftwerk (2) krautrock (5) Led Zeppelin (2) Lee Jackson (1) Leibniz (1) Lenny White (1) Leonin (1) Listas (19) Liszt (2) Louis Armstrong (2) lundu (1) Machaut (1) madchester (2) Magazine (1) Mahler (2) Marcelo Nova (1) Maria Bethânia (1) Marianne Faithfull (1) Marvin Gaye (3) MDM (1) Meat Loaf (1) Medieval Metal (1) Melodic Death Metal (1) Memphis (1) Meryl Streep (1) Messiaen (1) Metal Progressivo (2) Michael Jackson (3) Mickey Rourke (1) Miles Davis (4) Miúcha (1) modal (2) modinha (1) Monteverdi (2) Motörhead (1) Mozart (6) MPB (10) músic eletrônica (3) música ambiente (4) música clásica (1) música clássica (4) Música do outro mundo (11) música eletrônica (4) música experimental (3) música industrial (2) Música na Cabeça (7) musical (1) Musicoterapia (1) Ná Ozzetti (1) Nat King Cole (1) Neil Young (1) new age (1) new wave (15) Ney Matogrosso (1) Nina Simone (1) Nirvana (1) O que é? (6) ópera rock (2) opinião (23) Oscar (1) Paco de Lucía (1) Parliament (2) Pat Metheny (1) Paul Giamatti (1) Paul McCartney (1) Paul Weller (1) Paulinho Nogueira (1) Paulo Moura (1) Penelope Cruz (1) Pere Ubu (2) Peri (1) Perotin (1) Perusio (1) Peter Frampton (1) Peter Gabriel (1) Peter Sarsgaard (1) Peter Tosh (1) piano (2) Pink Floyd (6) polca (1) Police (1) policial (5) pop (23) pop rock (4) pós-punk (6) Post-Punk (2) Poulenc (1) Power Metal (1) Presente (2) Primus (1) Prince (1) Progressive Death Metal (1) promocional (6) Public Image Ltd. (2) Puccini (1) punk rock (31) Quadrinho (1) Queen (1) Racionais MCs (1) Ramones (3) rap (2) Red Hot Chili Peppers (2) reggae (6) Reich (1) Return To Forever (1) Richard Wagner (2) Rick Wakeman (1) rock (70) rock de vanguarda (4) rock progressivo (9) rock psicodélico (3) rockabilly (2) Rolling Stones (2) romance (9) Ronnie James Dio (1) Rush (1) Russell Crowe (1) Rythm and Blues (5) Saint-Saens (1) Sam Raimi (1) samba (5) Sarah Vaughan (1) Satie (1) sax (1) Schoenberg (4) Schubert (3) Schumann (2) Scorpions (1) Scriabin (1) sebo (1) Série Especial de Domingo (80) Sex Pistols (6) Shirley Verrett (1) Show (1) Simone (1) Siouxsie and The Banshees (1) Sister Sledge (1) ska (1) smooth jazz (3) soul (9) soul jazz (4) speed metal (2) Spyro Gyra (1) Stan Getz (1) Stanlay Clarke (1) Star Trek (1) Steely Dan (1) Stéphane Grappelli (1) Steve Vai (1) Steve Winwood (1) Stevie Wonder (2) Stockhausen (1) Stravinsky (1) Sunday (1) Supertramp (1) surf music (1) suspense (14) swing (5) Symphonic Prog (1) synthpop (3) Talking Heads (2) tango (2) Tchaikovski (2) Technical Death Metal (1) techno (5) Television (1) Terri Lyne Carrington (1) terror (7) Tex (1) The Adverts (1) The B-52's (1) The Beach Boys (1) The Beatles (3) The Cars (1) The Clash (3) The Cramps (2) The Cream (3) The Crusaders (1) The Damned (1) The Doors (1) The Fall (1) The Germs (1) The Gun Club (1) The Hollies (1) The Jam (1) The Jazz Crusaders (1) The Modern Lovers (2) The Only Ones (1) The Penguin Cafe Orchestra (1) The Residents (1) The Saints (1) The Slits (2) The Specials (1) The Stooges (2) The Stranglers (2) The Trio (1) The Undertones (1) The Who (1) Thelonious Monk (2) Thin Lizzy (1) thrash metal (2) Throbbing Gristle (1) Titãs (1) Tom Jobim (2) Tom Petty (1) Tom Wilkinson (1) Top Blog (1) TOPS (1) Toquinho (1) Tracy Chapman (1) Traffic (1) trance (2) tropicália (3) Tudo isso é rock (1) valsa (1) Van Halen (2) Van Morrisson (1) Varèse (1) Vaughan Williams (1) Velvet Underground (1) Vera Farmiga (1) Vídeo (1) Viking Metal (1) Villa-Lobos (1) Vinícius de Moraes (1) Vinil (1) violão (1) Vivaldi (2) Watt 69 (1) Weber (1) Webern (1) Wes Montgomery (1) west coast jazz (1) Wheater Report (1) Willie Nelson (2) Winger (1) Winona Ryder (1) Wire (2) X-Ray Spex (1) Yardbirds (1) Yes (1)