RECAPITULANDO...
No primeiro capítulo da serie (para ler, clique AQUI), conhecemos um pouco da tradição musical da Índia e países fronteiriços. Foi abordado um pouco de suas formas e instrumentos, além de conhecermos alguns artistas importantes daquela região do mundo.
Com a intenção de introduzir gradualmente o leitor e ouvinte nesse "outro mundo" musical, disponibilizei dois álbuns em que há muita referência da música ocidental presente, embora a tradição da música clássica indiana seja evidente. Hoje vamos mergulhar na música tradicional daquela região. Para a boa apreciação das obras é necessário o desprendimento dos preconceitos e paradigmas.
AVISO: Como boa parte do material abordado é de cunho ritualístico, pede-se prudência à ouvintes com alto grau de sensibilidade, pois são mais suscetíveis aos efeitos das músicas.
OBSERVAÇÃO: Infelizmente não consegui disponibilizar os álbuns para baixar, mas todos eles podem ser encontrados nas melhores lojas virtuais. Entretanto achei algumas coisas... (mais uma vez, faço uso da excelente revista Classic CD)
Pronto para a viagem?
The Passion of Pakistan - Iqbal Jogi & Party -
1 - Lorau
2 - Momil Rano
3 - Kohiari
4 - Lal Mori Pat
5 - Bhairveen
6 - Sorath
7 - Pahari I
8 - Pahari II
Uma gravação extraordinária, feita nos anos 50, e um claro exemplo de como a cena musical do mundo progrediu desde então. Quando foi lançada, esta coleção da enlevada música folclórica sufi da região de Sindhi, no Paquistão, foi rotulada de "álbum exótico e sensacional, com música de encantadores de serpentes". Muitas das extasiantes melodias e modelos pergunta-resposta devem ser conhecidos pelos que estão familiarizados com o Qawwali (explicado no capítulo anterior), os sinuosos "murli" que substituem a voz.
Cotação do álbum (0 a 5): 4
Exemplo raro de música Sindhi
Ashit Desai presents Mangal Dhwani -
1 - Mangalam - baseada na raga Yaman
2 - Anand - Kajri
3 - Prakash - Mishra Piloo
4 - Sundaram - Mishra Pahadi
5 - Paawan - baseada na raga Malkauns
6 - Shobheet - Mishra Khamaj
7 - Aashirwaad - Mishra Bhairvi
Uma coleção de peças de um encanto imediato, com o mestre Shehnai Shambahji Dhumal. Várias melodias derivam de grandes ragas malkauns e yaman , mas o tratamento é lírico, belo e breve, em vez de sustentado e imponente. A execução de Shambhaji Dhumal não possui a intensidade impetuosa e lancinante de Bismillah Kahn, mas não chega a ser tão sentimental ou penetrante quanto leva a crer o livreto que acompanha o CD. Não se trata de um álbum essencial, mas é uma boa introdução à música indiana.
Cotação do álbum (0 a 5): 3
Mangal Dhwani "esmirilhando" no dueto com a impressionante cantora!
Four Dhuns - Hariprasad Chaurasia
1 - Pahadi Dhun
2 - Shivranjani Dhun
3 - Pilu Dhun
4 - Bengali Folk Tune
Anos atrás, fui relutantemente persuadido a ouvir um recital de Harisprasad Chaurasia. Parecia haver poucas chances de o bansuri, ou flauta de bambu, ser capaz de alcançar a intensidade expressiva do sarangi ou do shehnai (veja o que é no capítulo anterior). Eu não podia estar mais errado. Nas mãos de Chaurasia, este instrumento simples torna-se terno, queixoso, profundo, belo. Este, seu enésimo álbum, apresenta quatro dhuns, as canções as vezes executadas no final de um concerto, para fazer com que a plateia desça das alturas da raga para o chão.
Cotação do álbum (0 a 5): 5
O Pahadi Dhun (em 2 partes) - Harisprasad Chaurasia
Não deixe de ver, impressionante!! (mas depois volte...)
A Jugalbandi - Pandit Bhimsen Joshi & Dr. Balamurali Krishna
1 - Raga Bhairav - Alap
2 - Raga Bhairav - Khyal in drut teental
O Jugalbandi, ou dueto, é uma das formas mais atraentes da música clássica indiana: dois solistas se debatem, brincam, seduzem, aplaudem e exaltam um ao outro. Esta execução ao vivo do bhairav hindustânico, uma raga matinal (novamente, verifique o capítulo anterior) é particularmente fascinante por reunir dois grandes cantores, um - Bhimsen Joshi - de tradição hindustânica, e o outro - Blamurali Krshna - de tradição karnatak (consulte... bem, você já sabe onde). A interação entre os cantores é realçada por suas diferentes posturas e estilos. Uma gravação majestosa.
Cotação do álbum (0 a 5): 4
O canto também pode ser assim!
Ras Rang, The Evolution of Thumri, Volume 1
1 - Thum Radhe Bano Shyam
2 - Aye Khelan Ko Phag
3 - Kin Bairan Kaan Bhare
4 - E Ri Sakhi Piya Ghar Aaye
5 - Man Mohan Shyam Rasia
6 - Kaisi Ye Bhalai
7 - Jane de Maika Suna Sajanavan
8 - Hato Shyam Nahi Roko Mohe Barjori
9 - Ja Ja Re Kagawa
10 - Shyam Sunder Banwari
11 - Hori Khelan Kaise Jaun
12 - Chahe to Mera le Le
13 - Kahe Mose Nana Lagaye
O grande fotógrafo estadunidense William Gedney evocou a thumri em termos de "alegre gingar de garotas usando saris. Ela estendeu as mãos para o belo estrangeiro moreno: 'Vem dançar comigo no bosque de bânias'. É a sensação da lua cheia em uma noite nublada.", o que sintetiza com exatidão o caráter deste excelente exemplo da música clássica ligeira executada por cantores que incluem Parween Sultana, Shobha Gurtu e Uday.
Cotação do álbum (0 a 5): 5
Parween Sultana no thumri
AUDIÇÃO COMENTADA
Shobha Gurtu interpreta - Hori Khelan Kaise Jaun (trecho final)
Shobha Gurtu |
Executada por Shobha Gurtu - mãe de Trilok, uma das figuras pioneiras da fusão oriente-ocidente - esta bela peça é um perfeito exemplo do thumri, o estilo clássico ligeiro de se cantar. Sua delicadeza de expressão não tanto do eterno feminino mas da eterna jovialidade feminina se ouvem ao longo de toda a simplicidade "bordada" de uma canção sobre os desejos frustrados de uma jovem de ir brincar com Krishna no festival de Holi.
Assim terminamos esse capítulo e nossa viagem pela Índia. Espero que você tenha gostado! Domingo que vem, a serie continuará com o capítulo 3, que nos levará para "OUTRO MUNDO" - Até breve!
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1 comentários:
Ótima oportunidade de ouvir um som diferente. Muito interessante. Abraços!
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