Edgar Varèse |
Começou a contagem regressiva para conhecermos a obra musical mais revolucionária de todos os tempos!
A partir de agora as matérias terão mais conteúdo pra você!
Para conhecer o projeto "50 OBRAS REVOLUCIONÁRIAS", clique AQUI!
- 10 - Ionisation (1929-31) - Varèse
Desde a controversa estreia de Ionisation no Carnegie Hall de Nova Iorque em 1931, compositores eruditos e/ou rivais questionaram seu status como primeira obra a ser escrita inteiramente para percussão. Contudo, 80 anos depois, ela continua a ser a irrefutável obra-prima de seu gênero, e muitos diriam (apesar das numerosas imitações), a única. Uma partitura exclusivamente para percussão era uma ideia que estava sendo amadurecida, visto que esta até então subdesenvolvida seção da orquestra começava a assumir vida própria no século XX.
Outro avanço importante havia sido Amériques do próprio Varèse, cujas nove elaboradas partes para percussão tocavam em paralelo e de maneira bastante independente do resto de uma enorme orquestra. Mas apesar de todo o radicalismo de sua concepção, as forças musicais de Ionisation são notavelmente clássicas. Seu único movimento de seis minutos é brilhantemente conciso, sem uma única nota a mais; existe um elemento reconhecível e convincente da forma tradicional da sonata em sua estrutura bem definida; e a decidida vivacidade da invenção rítmica de Varèse faz a música soar com tal frescor que parece ter sido escrita ontem.
Certa vez, um comentarista notou que o par de sirenes que zumbem absurdamente ao longo da música assume o papel, no contexto da altura (quase sempre) indefinida dos outros instrumentos, do par de trompas em um dos Divertimentos de Mozart para trompas e cordas. Isto é deliciosamente verdadeiro. E também é verdade que a obra sobrevive alegremente graças à legendária reputação de evocação do trânsito congestionado de Nova Iorque, a cidade de adoção de Varèse.
Influenciados: Obras subsequêntes para percussão
Gravação recomendada: OFNY/Boulez (Sony Classical)
Texto extraído da revista Classic CD nº 20
Texto extraído da revista Classic CD nº 20
Confira Ionisation regida por Boulez
AUDIÇÃO
4 comentários:
E ae Rodrigo tudo bom? Já atualizei o link do Sons, Filmes e Afins no "Jazz e Rock" e no "Musicólatras".
Abraço
Valeu meu amigo, desculpe o transtorno...
ok ja add seu novo banner, e gostaria que vc colocase meu banner tb!!!
valeú!!!
bjs...súh
http://blogpinkfloydmylife.blogspot.com/
Oi Suh, pode deixar que coloco sim!
Ah, só que atualizei o banner com o endereço novo só agora... Precisa pegar de novo... Desculpe o transtorno
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!