Ludwig Van Beethoven |
- 6 - Os Últimos Quartetos para Cordas (1823-26) - Beethoven
Beethoven escreveu cinco grandes quartetos para cordas nos últimos anos de sua vida, obras tão audaciosamente avançadas e alheias aos procedimentos musicais tradicionais que, a princípio, foram vistas como impossíveis de serem executadas e ouvidas. O primeiro deles, em mi sustenido maior, Op. 127, apresenta os quatro movimentos usuais, mas é de uma escala muito maior que qualquer outro quarteto precedente, com enormes exigências para o ouvinte.
As três obras centrais são coleções de movimentos as vezes justapostos das maneiras mais incríveis, mas tendo em seu âmago a preocupação tardia de Beethoven de combinar a fuga com a sonata e, em geral, de conciliar os opostos. A fuga é uma forma em que um "tema" é tocado, sendo em seguida executado por outro registro, enquanto se desenvolve em direção a um clímax e uma conclusão quase geométrica. A sonata é uma forma ideal para se apresentarem e desenvolverem ideias em aparente oposição. No primeiro movimento do Quarteto em dó sustenido menor Op. 131, temos uma fuga que é também uma luta que não consegue se resolver; é o primeiro de uma feroz coleção de movimentos disparatados, que incluem um de enormes proporções e em variações. O Quarteto em si bemol maior Op. 131 originalmente terminava com a "Grande Fuga", com 16 minutos arrasadores e é tão audaciosa que até Beethoven comprometeu-se a escrever uma conclusão mais leve para substituir a original. O Quarteto em lá menor Op. 132 tem como centro um vasto movimento, não em uma tonalidade mas no modo antigo, em que perdemos nossos apoios musicais completamente.
Consideradas como um todo, estas são obras tão revolucionárias e poderosas quanto quaisquer outras obras musicais jamais escritas. Ignoradas durante longo tempo, foram admiradas por Wagner e produziram um efeito particularmente profundo nos maiores compositores de quartetos de cordas do século XX: Schoenberg, Bartók e Tippett.
Influenciados: Schoenberg, Bartók, Tippett
Gravação recomendada: Quarteto Italiano (Philips)
Texto extraído da revista Classic CD nº 20
AUDIÇÃO
Beethoven - Quarteto para cordas Op. 132
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!