Claude Achilles Debussy |
- 8 - Pélleas et Mélisande (1902) - Debussy
Pélleas é importante tanto pelo que é pelo que não é. Uma geração de compositores franceses de ópera, entre eles Chabrier, Chausson e Lalo, foi eclipsada por Wagner, produzindo mistos canhestros de sensibilidade francesa e épico alemão. Debussy, que fez a peregrinação a Bayreuth em 1888 e 1889, também sentiu essa atração, mas reagiu vigorosamente a ela, buscando uma forma diferente de expressão músico-dramática. Encontrou-a na atmosfera de sonho, "semifalada" da popular peça Maeterlinck. O resultado é, ao mesmo tempo, wagneriano e antiwagneriano. Wagner, como reconhecia o próprio Debussy, esvoaça constantemente pela textura musical inconsútil, com o ocasional leitmotif fragmentário, e nas cores orquestrais que delineiam a sombria floresta, os jardins, os calabouços, a luz súbita e o ar fresco à medida que Pélleas sobe a torre do castelo. Na ópera encontramos uma citação direta do Parsifal. Contudo, não existem herois épicos; o caráter é de silêncio e sonho, só brevemente luzindo com brilho ou energia. As palavras são musicadas de maneira simples, sem torrentes líricas titanescas, as vezes seguindo os ritmos da fala, embora indelevelmente fundidas com a música. A partitura é leve e translúcida, caracteristicamente fluida e não descritiva, com as harmonias fugidias e evasivas como a luz, cheias de escalas modais, acordes não resolvidos e dissonâncias sutis. Pélleas deriva dos movimentos simbolista e pré-rafaelista, mas, em termos musicais, lembra as técnicas impressionistas. Foi uma obra bastante apropriada para saudar o século XX, reconhecendo e rechaçando a sombra wagneriana e inaugurando maior liberdade estilística e um novo rumo para a ópera francesa; com ela, a ópera como um todo pôde-se desenvolver.
Influenciados: a ópera como um todo.
Gravação recomendada: Abbado (DG)
Veja aqui um trecho da ópera!
Texto extraído da revista Classic CD nº 20
Veja aqui um trecho da ópera!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!