Série Álbuns Históricos 1979 - 19/43
- Leituras relacionadas: Álbuns Históricos 1979
Nacionalidade: britânica
Período de atividades: 1969 a 1988; 1996 a 2002
Site oficial: http://www.supertramp.com/
Estilo/Gênero: Rock/Rock progressivo, pop rock
Álbuns de Estúdio: 11
Membros em 1979: Roger Hodgson (vocais, guitarra, teclado, baixo, violoncelo, flauta), Dougie Thomsom (baixo, backing vocals), Rick Davies (vocal, teclado, gaita), Bob Siebenberg (bateria, percussão), Dave Winthrope (vocal, marimba).
Bio - 1ª Parte
Em um primeiro momento, a banda chamou-se Daddy, era formada por Roger Hodgeson, Rick Davies, Richard Palmer e Robert Millar. O ano era 1969. Inspirados no livro "The Autobiograph of a Super-Tramp" (algo como "a autobiografia de um baita vagabundo"), do escritor WH Davies, o nome da banda foi alterado para Supertramp.
Álbum de estreia: o mais roqueiro |
O primeiro álbum, de 1970, veio graças a gravadora A&M, que abria uma filial na Inglaterra e, precisando de artistas para integrar sua carteira, escolheu dar uma oportunidade para o Supertramp. O trabalho ficou muito rebuscado e de pouco apelo popular, acabou naufragando. Millar e Palmer decidem desistir da banda e são substituídos por Frank Farrell e Kevin Currie.
Para o próximo disco, decidem uma abordagem mais comercial, mas sem perder totalmente a alma progressiva. Dessa forma, conseguem atrair um público maior e adquiriram o status de banda cult. Porém os integrantes queriam dar saltos maiores.
A obra-prima |
Devido a várias discordâncias internas, trocas de membros e elaboração de novas músicas, o grupo só voltaria a gravar em 1973/1974, e valeria a pena, pois estou falando daquele disco que talvez seja a obra-prima do Supertramp: 'Crime of the Century'. Apesar das críticas favoráveis, teve vendagem apenas mediana, assim como os discos seguintes 'Crisis, What Crises?, de 1975 e Even in the Quitest Moments, de 1977.
Novamente, resolveram "fechar para balanço". Se mudaram para os Estados Unidos e decidiram praticamente abandonar o rock progressivo para compor músicas ao estilo pop vigente. É importante mencionar que apesar da qualidade técnica ter diminuído, ela ainda seria muito superior a maioria dos grupos de pop, principalmente em relação aos arranjos musicais.
Lançaram apenas singles nos anos de 1977 (após o lançamento de 'Even in a quiet moments' , é claro) e 1978, para testar a aceitação dessa nova mentalidade de trabalho, e como os "testes" foram bem sucedidos, decidem lançar em 1979 o disco que finalmente lhes deu o almejado sucesso: 'Breakfast In America', o maior êxito comercial do Supertramp. Nosso álbum histórico de hoje.
Breakfast in America (1979)
Cotações da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4,5
Rolling Stone: Favorável
Escute o disco aqui
Meus destaques em vermelho:
01 - Gone Hollywood
02 - The Logical Song
03 - Goodbye Stranger
04 - Breakfast in America
05 - Oh Darling
06 - Take The Long Way Home
07 - Lord is it Mine
08 - Just Another Nervous Wreck
09 - Casual Conversations
10 - Child of Vision
Texto: Rodrigo Nogueira
Fonte histórica: Wikipedia
6 comentários:
Oi...
Flutuei por aqui...
E te deixo com...
beijos floridos e belos...
Leca
Supertramp...e Bob Siebenberg...foram paixões...
por muito tempo...
Oi Leca, que bom que veio, já estava com saudades!
Deixe-me fazer-lhe uma proposta: montei um blog novo que trata do acervo musical só da década de 80 e estou formando grupo legal de amigos para curtirmos juntos, não quer conhecer?
olha o endereço: http://centralmusical80.blogspot.com
Bjão!
Olá, Rodrigo!
Confesso: nos últimos dias está praticamente impossível acompanhar os feeds de seus blogs sem passar aqui para comentar! Os assuntos estão mesmo irresistíveis.
Minha história com o Supertramp é parecida com a de muita gente: comecei ouvindo os hits comerciais, como "It's Raining Again" e "The Logical Song", para só depois começar a me aprofundar na obra eles e ouvir o que fez deles uma banda imperdível.
Como você bem disse, "Crime of the Century" é mesmo uma obra-prima! Cada uma de suas magníficas músicas são uma verdadeira viagem, capazes de despertar sensações diferentes a cada audição. Perfeito!
Um abraço e obrigado por despertar essas memórias tão boas!
Olá Adelson, que legal que estou acertando em cheio, estou me esforçando, rss.
Obrigado você pela presença constante e relevante.
Um abraço e até o próximo disco!
Opa Rodrigo
Supertramp é uma banda genial
Crime Of Century é um disco fora da realidade,Breakfast in America também é um grande disco.
ótimo post,até mais !!!
Grande Guilherme!
Valeu por seu apoio constante e elogios amigão.
Abração!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!