Série Álbuns Históricos 1979 - 18/43
- Leituras relacionadas: Álbuns históricos de 1979
Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: inglesaPeríodo de atividades: 1974 a 1982
Site oficial: não tem
Estilo/Gênero: Rock/New wave, post-punk, synth-pop
Álbuns de estúdio: 6
Membros em 1979: David Sylvian (vocais, teclado, guitarra), Mick Karn (baixo, saxofone, oboé), Rob Dean (guitarra), Steve Jansen (bateria, percussão), Richard Barbieri (teclado)
Bio - 1ª Parte
Adolescent Sex |
Seguindo na esteira da primeira fase musical de David Bowie e do Roxy Music, um grupo de amigos, nascidos na Inglaterra, resolve formar um conjunto de glam rock. Apenas depois de quatro anos de existência, e de vários singles lançados, é que conseguiram gravar seu primeiro álbum: 'Adolescent Sex', no mesmo ano de 1978 saiu o segundo: 'Obscure Alternatives'.
Utilizando um visual produzido e andrógeno, e investindo em canções de forte apelo sexual, atingiram um enorme sucesso no Japão e na Holanda. No restante do mundo foram sumariamente ignorados. A imprensa inglesa os taxava de ultrapassados, pois, conforme o leitor do blog pôde constatar nos artigos postados da produção musical desde 1977, o que mandava na época era o punk, o post-punk e o new wave.
Obscure Alternatives |
Diante deste quadro, resolvem alterar seu tipo de som para algo mais em voga e, por afinidades, caem de cabeça no new wave. Para ajudá-los, contratam o produtor musical Simon Napier-Bell, que tinha em seu currículo trabalhos com várias bandas, entre elas os Yardbyrds e grupos de pop/new wave.
As mudanças dão resultado e o álbum de hoje, 'Quiet Life', atinge o público em cheio, levando o Japan ao estrelato.
Lendo as linhas anteriores, talvez a impressão que fique é que o trabalho da banda é puramente comercial e sem alma, mas o disco apresenta algumas qualidades, que são percebidas pela crítica e o álbum torna-se influência para os grupos que infestaram as rádios na década de 1980, alçando Quiet Life ao patamar de "álbum histórico" e o Japan a precursor do synth-pop.
Leituras relacionadas:
- Heroes - David Bowie (1977)
- David Bowie - Low (1977)
- Station to Station - David Bowie (1976)
- Os Melhores Discos de 1975 que já ouvi
Quiet Life (1979)
Cotações da crítica especializada
All Music Guide (0 a 5): 4
Curiosidades do álbum
- Capta à perfeição a nova onda de romantismo
- A música All Tomorrow's Party é de Lou Reed
- Transformou Japan em estrela do pop
Playlist comentada
Meus destaques em vermelho
01 - Quiet Life
Teclados em profusão, baixo e bateria eletrônica. O vocal não trás nada de excepcional. Até o som da guitarra soa fake. Parece um pré-Duran Duran.
02 - Fall in Love With Me
O instrumental gera uma espécie de looping vertiginoso e o vocal é bastante afetado. Não faz muito meu gênero.
03 - Despair
A famigerada bateria eletrônica abre a música, mas é seguida de um belo timbre de piano. Um tom melancólico e profundo, e um solo de saxofone que brinca com as dissonâncias. Interessante.
04 - In vogue
Um bom trabalho com o baixo fretless e o canto sem muitas frescuras. Claro que o teclado toma conta de quase toda a harmonia. Depressiva, quase gótica, mais ao meu estilo.
05 - Halloween
O andamento é um pouco mais rápido. O teclado abusa dos acordes "sombrios", mas o restante da harmonia é alegre... contradição, música confusa. O destaque fica por conta do baixista que mostra qualidade em seu fraseado.
06 - All Tomorrow's Parties
Detesto teclado tocando com timbre de saxofone. Perdoe-me Lou Reed, mas não vou destacar essa faixa.
07 - Alien
Isso! Destaque para os glissandos do fretless e alguns slaps.
08 - The Other Side of Life
Piano e vocal chorosos, modulações no início de cada verso cantado (frescura extrema). O arranjo ao fundo lembrou o do tema de Titanic (credo!!). Há quem goste, eu não.
Texto: Rodrigo Nogueira
Fonte histórica: Wikipedia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!