Mihail Glinka |
- 39 - Kamarinskaya (1948) - Glinka
Esta peça curta é uma fantasia sobre duas melodias folclóricas, uma cantiga de esponsais camponesa e a kamarinskaya propriamente dita, uma agitada dança folclórica. Glinka escreveu-a quando esteve em Varsóvia, em vão buscando permissão para voltar a visitar sua adorada Espanha, e a frustração talvez tenha incentivado sua brilhante complexidade. A peça compõe-se de uma série de variações, mas sempre extremamente originais. Os temas são constantemente repetidos com ornamento contrapontístico, sobre um fundo orquestral em fluxo constante, cheio de harmonias originais e coloridas, e por vezes, como Glinka as vezes fazia, imitando instrumentos tradicionais como a balalaika e a gaita de fole. Esta engenhosa tapeçaria musical, puramente musical, ao contrário da música descritiva de suas óperas, era algo totalmente novo na música russa, tendo se constituído em poderoso modelo para seus sucessores. O famoso comentário de Tchaikovski de que a escola sinfônica "está totalmente contida em Kamarinskaya como um carvalho numa bolota" é impetuosa, mas não imprópria.
Influenciados: Rimsk-Korsakov, Tchaikovski
Gravação Recomendada: Järvi (Chandos)
Texto extraído da revista Classic CD Nº 19
AUDIÇÃO
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!