Não confunda a banda de hoje com o grupo nacional dos anos 80 liderado pelo Kid Vinil. Trata-se de um grupo inglês de rock!
A Magazine foi formada por Howard Devoto após sua saída dos Buzzcocks (banda que tratarei num post futuro), em 1976. Em abril de 1977 ele conheceu o guitarrista John McGeoch e eles começaram a escrever as músicas que viriam a ser o primeiro material da banda. Eles recrutaram Barry Adamson, Bob Dickinson e Martin Jackson para formar o primeiro line-up da banda, que logo assinou com a Virgin Records. O tecladista Bob Dickinson deixou a banda pouco depois do lançamento do single “Shot By Both Sides” (esta música faz parte do álbum de hoje. Escute no player abaixo), e foi substituído por Dave Formula. “Shot By Both Sides” alcançou o top 50 na lista de singles da Inglaterra.
Após a turnê do primeiro álbum, Real Life (o qual tratamos hoje), Martin Jackson saiu da banda e foi substituído por Paul Spencer, e depois John Doyle. Em 1979 o segundo álbum, Secondhand Daylight foi lançado. Devoto deixou a banda em 1981 e depois de uma rápida carreira solo e dois álbuns com a banda Luxúria, ele desistiu da carreira musical e tornou-se arquivista de fotos…
Real Life (1978)
CURIOSIDADES DO ÁLBUM
- Mostra como a banda arrastou o punk rock britânico a uma nova dimensão de pensamento e também era uma diluição da energia do movimento original em um tipo de maturidade nerd (no sentido bom da palavra).
- “The Light Pours Out Of Me” é baseada num velho refrão da banda Buzzcocks (antiga banda de Devoto), que também utilizou esta base na música “Lipstick”; funcionou bem nas duas músicas.
- As letras de Devoto marcaram um novo estilo: provocativas, agudas e certeiras. Tudo muito inteligente.
OUÇA AS FAIXAS E LEIA OS COMENTÁRIOS:
DESTAQUES EM VERMELHO
01 – Definitive Gaze
Com um fundo dado pelo órgão, a banda inicia com uma levada típica dos anos 70. Na sequência, o pop rock toma conta com o predomínio do teclado. Quando o vocal se apresenta, retornamos a harmonia inicial. O “refrão” é todo instrumental, o que dá um caráter interessante e não cai no lugar comum. Temos muita criatividade aqui.
02 – My Tulpa
Os efeitos de teclado são parte essencial da banda. Nessa época, a tecnologia começava a evoluir rápido e muitos conjuntos musicais não perderam a chance de experimentar. O canto nesta faixa é melhor que na anterior, mas ainda é simplório. Apresenta um estridente saxofone como elemento surpresa. Música apenas razoável.
03 – Shot By Both Sides
Música ligeira, primeiro hit da banda lançado primeiramente em single. Agradável mas, diferente das faixas anteriores, sem grandes experimetações e de sonoridade mais crua. No formato para as FMs da época.
04 – Recoil
A guitarra viaja nos efeitos e a bateria em marcha. O punk toma conta.
05 – Burst
Mais cadenciada e sobria com acordes descendentes.
06 – Motorcade
No início, lembra uma trilha sonora de filme de terror antigo. O espírito gótico fica evidente na forma de cantar e nos efeitos aplicados na voz. No meio, ela acelera sempre perseguida pelo órgão. A guitarra “esmirilha”. Legal!
07 – The Great Beautician In The Sky
Tomei um susto quando a música surgiu em compasso ternário. Eles estavam procurando seu som ideal, isso fica claro nas diferenças que há entre uma música e outra. No decorrer, a música volta para o compasso quartenário, apenas mantendo a guitarra sincopada como resquício do início ternário. Criativa.
08 – The Light Pours Out Of Me
Outra faixa criativa. Ainda mantendo o clima sombrio. Essa tem força, um destaque.
09 – Parade
Totalmente inesperado, o início é um leve e doce piano!! Quando ele é substituído pelo teclado, utiliza algumas dissonâncias. O canto vem comportado. Apesar do álbum ser uma “salada”, essa música ficou meio fora de contexto. A banda até que manda bem, mas o vocalista não consegue se encaixar no espírito. Uma pena, o potencial dessa música era grande.
Comentários e adaptação do texto: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
1 comentários:
Hahaha um dia eu encontrei o kid vinil no supermercado...
mudando de assunto, primo, não consegui usar aquele site de layout de blogs que vc me passou...não deu certo...ou não soube usar..hehehe
viu, mudei meu blog de novo...jeitinhoprideser.blogspot.com...gay, não? hahaha
bjos
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!