Todos os três tenores fizeram muito dinheiro cantando para uma vasta arena e público ao ar livre, e as atuações de óperas completas no palco têm escasseado. Pavarotti cantou com as Spice Girls e Roberto Carlos. José Carreras continua a fazer discos de música pop, chegando a cantar letras colocadas em obras originalmente escritas para instrumentos. E até Plácido Domingo, que ainda se mantém razoavelmente ativo em casas de ópera, atua frequentemente com cantores pop como Sarah Brightman, Dionne Warrick e Michael Bolton.
Do ponto de vista comercial, faz sentido ampliar os mercados clássico e pop com a fusão de ambos, e se trata de um caminho lucrativo para que os cantores assegurem seu pé-de-meia após a aposentadoria. Porém, se e quando eles resolverem fazer isto, valerá a pena recordar seus feitos. Luciano Pava rotti (foto)fez mais do que a maioria para popularizar a ópera, com sua presença carismática e personalidade. Sua voz tinha a pureza de um sino, e a naturalidade que é a inveja de todos os tenores. Seus sons brilhantes e cintilantes adornaram óperas de Verdi, Donizetti e Puccini. Suas várias gravações com Dame Joan Sutherland são clássicas e, no quesito beleza do som, ele é duro de vencer.
Se Pavarotti foi tido como o maior tenor do mundo, o tenor do po vo, Plácido Domingo (foto abaixo) não fica atrás como o tenor do aficionado. É o mais gravado da história, com um número inigualado de papéis. De Wagner a Puccini, ele emprega suas habilidades estimulantes, porém subestimadas, de atuação, e uma musicalidade soberba. Em termos de puro fôlego de palco, ele é especial. Enquanto Pavarotti gravou Otello com prudência, Domingo escalou este Evereste inúmeras vezes. Mesmo Gigli e Caruso jamais tocaram neste papel. Seus detratores dizem que ele não é um tenor, mas um barítono fora do lugar, enquanto seus admiradores veem os sons escuros de sua voz como um acréscimo interpretativo.
Espanhol como Domingo, José Carreras (foto) recebeu o maior impulso de su a carreira ao decidir formar os Trê Tenores enquanto conceito para angariar fundos para caridade. Sem jamais ter o nível individual de Pavarotti e Domingo, Carreras quase morreu de leucemia, mas teve uma recuperação impressionante, surpreendendo audiências do mundo todo com a garra e coragem que ele ainda conseguia levar a seus papéis. Suas parcerias emocionantes com Montserrat Caballé e Agnes Baltsa foram anos dourados em sua carreira. Como intérprete inteligente, ficou insatisfeito com os papéis unidimensionais do belcanto e, de maneira fascinante, começou a procurar desefios novos na segunda metade do séc. XIX, injetando vibração renovada nos papéis do verismo. Com sua coragem, e a “Visão dos Três Tenores”, Carreras é o herói popular. Mas todos os três são suficientemente coloridos para terem imagens próprias, que os gurus publicitários identificaram com rapidez.
Fonte: Revista Classic CD, nº 21
AUDIÇÃO E ANÁLISE
Os Três Tenores: Di Capua “O Sole Mio”
Uma das canções napolitanas mais populares, foi imortalizada quando um tenor cantou-a em um comercial de sorvete. Era uma escolha óbvia como bis, nesta gravação do primeiro recital dos Três Tenores, em Roma. Mas, sem se contentar com um cantor apenas, todos os três a cantam neste arranjo. Eles estão simplesmente jogando para o público quando cada tenor tentar ultrapassar o outro nas notas agudas, com Pavarotti particularmente indulgente nos portamentos. Depois de algumas brincadeiras entre os três cantores, a orquestra começa (00:04), com violinos e trompetes desfalecendo enquanto Pavarotti, que provavelmente é o que soa mais em casa neste estilo, introduz o tema de Di Capua.
A 00:50, Domingo canta uma linha, antes que Pavarotti cante novamente, acrescentando um trilo extraordinário de 01:09 a 01:16. A beleza pura e espontânea da linha que ele sustenta é de tirar o fôlego. A 01:54 os três tenores cantam a melodia juntos, com um dueto entre Carreras e Domingo a 02:26 precedendo o verso final, com todos os três dando a esta canção folclórica simples uma real feição operística.
Domingo que vem, a segunda parte!
- Mais dos Três Tenores;
- Os Melhores Três Tenores;
- Os Futuros Três Tenores;
- Muita música para ouvir!
Não Perca!!
‘té mais!!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!