The Residents é um grupo de vanguarda e arte visual. Eles iniciaram seus trabalhos no início da década de 70 e são conhecidos por sua música excêntrica e pelas personalidades misteriosas de seus membros.
Eles têm mais de trinta anos de carreira e semprem mantiveram suas vidas privadas na obscuridade. Os membros da banda não dão entrevistas e NUNCA EXPUSERAM SUAS IDENTIDADES, nem mesmo por pseudônimos! Nos shows e nas fotos promocionais estão sempre disfarçados. O disfarce mais típico consiste em smokings, cartolas e máscaras de globos oculares (veja foto acima).
Eles optaram por ser assim porque pensam que “o artista produz seu trabalho da melhor forma possível sem a influência de uma audiência, e que ele deve ser julgado apenas por seu trabalho e não por seu gênero, etnia e, principalmente, por sua vida cotidiana”. Essa atitude vem da teoria da obscuridade de N. Senada, uma figura misteriosa que os Residents idolatram.
Muitos rumores surgiram ao longo dos anos sobre a identidade dos artistas. Alguns apontam que eles são deformados, outros afirmam que são músicos conhecidos que querem manter anonimato ao fazer experimentos musicais que poderiam desvirtuar suas carreiras. Há ainda quem afirme que eles são, na verdade, OS BEATLES!!
Diante de tantos segredos, é praticamente impossível dar um histórico completo do grupo. Sobre o nome da banda, soube-se que em 1971, eles levaram uma fita demo gravado com equipamento precário para um empresário da Warner que vetou o projeto e, como não havia o nome do remetente, a fita foi enviada de volta ao endereço com a inscrição “Aos cuidados dos residentes” .
Em 1973, foi produzida o primeiro disco “profissional”, num gravador de 4 canais em mono: Meet The Residents (foto acima). Daí a mitologia com os Beatles.
A banda lançou vários projetos musicais, todos no underground e todos excêntricos. Também tentaram produzir filmes surreais. Sua carreira dura até hoje. Em 2006, a banda lançou via Internet uma mini-série de cinco episódios chamada River of Crime (confira um trechinho abaixo). Seguindo o sucesso deste, os Residents lançaram uma série semanal chamada Timmy (confira um trechinho abaixo), exibida no youTube.
Duck Stab/Buster & Glen (1978)
Download: Duck Stab/Buster & Glen
CURIOSIDADES DO ÁLBUM
- É uma compilação de dois EPs: Duck Stab e Buster & Glen
- Representou a evolução e a emergência do fantástico e sonoro mundo bizarro
- Traz cânticos, vocais agudos, tons de comédia e efeitos especiais
OUÇA AS FAIXAS E LEIA OS COMENTÁRIOS:
DESTAQUES EM VERMELHO
Observação: Geralmente comento todas as faixas dos álbuns analisados, mas desta vez peço licença aos leitores, pois não farei.
Não farei porque não se trata de um álbum convencional, e sim uma experiência sonora, e como tal, cada um deve ter sua percepção individual e reagir de acordo com sua “bagagem” cultural.
Pelo mesmo motivo não destacarei nenhuma faixa. Este é o tipo do trabalho que ou se ama ou se odeia. É praticamente impossível passar indiferente por ele.
Boa viagem!!
Buster & Glen
01 – Lizard Lady
02 – Semolina
03 – Birthday Boy
04 – Weight-Lifting Lulu
05 – Krafty Cheese
06 – Hello Skinny
07 – The Electrocutioner
Duck Stab
01 – Constantinople
02 – Sinister Exaggerator
03 – The Booker Tease
04 – Blue Rosebuds
05 – Laughing Song
06 – Bach Is Dead
07 – Elvis And His Boss
Comentários e adaptação do texto: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!