A Serious Man (2009)
Direção: Joel e Ethan Cohen. Com Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed, Sari Lennick e Aaron Wolff.
Sinopse: Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) é um professor de física que tem um mundo limitado, mas satisfatório: esposa, filhos, um bom emprego e sua fé. Seu único problema é ter que abrigar o irmão desempregado. De uma hora para outra, uma nuvem de adversidades se abate sobre ele e para resolvê-las, busca as respostas com seus líderes espirituais. Mas ele descobre que em muitos momentos terá que colocar seus princípios à prova.
Indicações ao Oscar 2010: Melhor filme e melhor roteiro original.
Aviso: esse texto contém spoilers
É sempre com grande satisfação e interesse que pego um filme dos irmãos Cohen para assistir. Suas formas diferenciadas de enxergar o cinema e o sarcasmo típico serviram para contar histórias incríveis como O Grande Lebowsky, Ajuste Final, Onde os Fracos Não Têm Vez, Matadores de Velhinhas, etc. Aqui, com O Homem Sério, eles resolveram voltar sua artilharia para um mundo que conhecem bem: o dos judeus.
Larry, nosso homem sério, é um cara cheio de valores impostos pela religião e costumes, que é plenamente satisfeito com sua vidinha sem grandes sobressaltos. Só que a vida real não é assim e não existem grandes problemas que não possam ficar ainda maiores.
Inconformado com as "provações" que está passando - a traição da esposa, a separação, filhos que não lhe dão nenhum respeito, difamações no trabalho, o irmão melodramático e fracassado, dificuldades financeiras, etc. - Larry procura aconselhamentos e respostas com os rabinos de sua comunidade. Passa por diversos membros da hierarquia (o que proporciona diálogos hilários), mas não encontra a solução, restando portanto a última esperança: o rabino mais idoso e da mais alta hierarquia, porém, de acesso restrito. Nesse íterim, o mundo à sua volta se despedaça e lhe resta apenas os sonhos "pecaminosos" com a vizinha gostosa e fugas cinematográficas. Mas os irmãos Cohen não permitem que nem nos sonhos Larry seja feliz, pois os desfechos são sempre trágicos.
O filme não tem atores atraentes e famosos, cenas de ação ou clareza explícita de roteiro, por isso acredito que não agradará muitas pessoas, porém as mensagens que ficaram claras para mim são:
1 - Resolva seus problemas pois ninguém irá resolvê-los por você
2 - A religião não leva a nada e não responde nada - faça você mesmo sua vida - faça dos limões uma limonada.
3 - A religião cega e torna as pessoas malucas (conforme a introdução do filme deixa clara).
4 - Por mais princípios que se tenha, a premissa sempre será a auto-preservação, portanto os "homens sérios" são hipócritas.
5 - Se existe Deus, ele não está nem aí com a humanidade (como deixa claro o final do filme).
Evidentemente que isso tudo não são verdades absolutas, apenas pontos de vista, concordemos ou não.
Outra instituição que é sumariamente destruída pelos Cohen é a família: a mulher que trai mesmo sem motivos claros, o irmão doente só incomoda ao invés de causar compaixão, o filho que vive drogado e a filha nervosinha que assalta a carteira do pai, e tudo isso na maior normalidade.
Apesar de ter me divertido com as tiradas do filme (a cena do Bar-Mitzvah é impagável), confesso que ao terminá-lo, fiquei sem ter a certeza do que achei dele, ou seja, se gostei ou não. Após refletir, cheguei à conclusão de que embora esteja abaixo da (alta) média dos filmes dos Cohen, está acima da média da maior parte dos filmes lançados hoje em dia. Portanto, concluo dizendo que o filme é bom.
Nota: 7 (bom, mas um filme abaixo da média dos irmãos Cohen)
P.S. A trilha sonora com Patti Smith é sensacional e a atuação de Stuhlbarg é ótima.
P.S. A trilha sonora com Patti Smith é sensacional e a atuação de Stuhlbarg é ótima.
Trailer:
9 comentários:
Assista o filme "o primeiro mentiroso" do Ricky Gervais!
Esse foi um dos piores filmes que já assisti na minha vida...é muitooooooooooo ruim!
De boa, Assisti 1 hora e 13 minutos desse filme q se diz ser uma comedia, naum dei nenhuma risada e naum aguentei nem chegar ateh o final do filme de tao chato esse filme
Assisti "Um homem sério", achei hilário, e como vc disse, comparando ele com os demais que são lançados semanalmente é muito bom!
;D
Anônimo 1 - Dei uma checada na sinopse desse filme e parece ser bom, valeu a dica, vou conferir!
Miss F - é compreensível sua insatisfação, é necessária uma certa reflexão para aproveitar o que o filme oferece e a maioria das pessoas quer apenas sensações instantâneas e superficialidades, talvez seja seu caso. Para você recomendo Transformers, Crepúsculo ou outros "filmaços" do tipo.
Anônimo 2 - trata-se de humor negro e irônico. Zomba da sociedade e de seus valores. Pra você faço as mesmas indicações que fiz pra Miss F e quando for assistir comédias, escolha as pastelões, talvez nessas você consiga rir e talvez entender.
Fernanda - Que bom que conseguiu aproveitar o filme, abração!
Obrigado por suas visitas e comentários, foi uma satisfação recebê-los!
Rodrigo, obrigada pela recomendação, apesar de eu não ter mais 12 anos rss... mas foi minha opnião sobre filme.
Não sabia que este era um blog quadrado...gosto de pensadores livres...que discutem suas opniões sem ficar levando pro lado pessoal rsss
Filme pra pensar... ao mesmo tempo que é muito irônico é meio filosófica a coisa...
Se vc não estiver fazendo nada, assista.
Miss F - Ora minha cara, deixe disso, adoro discutir opiniões, ainda mais qdo discordam da minha como foi seu caso. Não gostou do filme? Ok, tem todo o direito, mas kd as argumentações para podermos ter uma construtiva? Esculachar gratuitamente não permite o debate, apenas a ironia.
Jaum - Obrigado por deixar seu parecer.
Abraços!
Ainda não vi esse filme, talvez veja hoje.
Uma sugestão: Podias por o titulo do post com o nome original do filme.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!