quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os 10 CDs Mais Vendidos em Fevereiro de 2011 (até agora...)


O amigo leitor deve estar estranhando o tema deste artigo. Deve estar pensando que me rendi à modinha, que agora o blog vai mudar de rumo. Nada disso! Sem dúvida trata-se de mais uma provocação!

Confira a lista dos 10 CDs mais vendidos em fevereiro de 2011!
Fonte: Hot 100 Brasil

10º Lugar
9º Lugar (Reparem no erro de português no nome do grupo)
8º Lugar
7º Lugar
6º Lugar
5º Lugar
4º Lugar
3º Lugar
2º Lugar
1º Lugar

PERGUNTA: SERÁ QUE SE NO BRASIL HOUVESSE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE OS DISCOS MAIS VENDIDOS SERIAM ESSES?

BRASIL-IL-IL-IL!!

11 comentários:

Isac S. Santos disse...

Meu Deus!!! Que lista é essa?
Essas são as referências Musicais desta geração?? O que será desta geração em termos de Arte, Cultura, Música, Educação, Instrução, sensibilidade e etc...

Com excessão a Maria Gadu, que possui Potencial Artistico, boa voz, personalidade, identidade... Mas pode ser muuuito melhor cantora doque a mídia explora e ela vem apresentando e gravando. Se o repertório melhorar, veremos uma grande cantora...aquelas que surgem de tempos em tempos (como Monica Salmazo, cantora da mesma e nova geração...).

O restante da lista...Minha nossa!!! Que os Deuses da Arte e os Gênios desencarnados da Música nos acudam!!! O Umbral abril a porta e surgiram essas "coisas"...

Rodrigo Nogueira disse...

Salve Isac!

É uma lista de doer mesmo hein?? Eu nem a Gadu salvo, rss.

Mas dá uma olhada nos destaques do Grammy 2011 que postei, lá a coisa melhora!

Abraço!

Isac Santos disse...

Oi Rodrigo

Quando comecei a ler este artigo, tomei um Susto! Pensei que você enaltecia esses artistas impostos pela Mídia insana.
Eu concordo com você, com relação a Maria Gadu... Mas se a cantora, que é um misto de Cássia Eller e Zélia Duncan com uma pitada de Renata Arruda e Ana Carolina, adotar um minimo de critério na escolha do repertório, veremos (ou escutaremos) uma boa cantora...

Rodrigo, se você analisar vai perceber que Maria Gadu traça um caminho semelhante ao de Zélia Duncan. Zélia era uma cantora popularesca no inicio da carreira, com um repertório repetitivo, cansativo e uma maneira de cantar que feria os timpanos... Nos ultimos anos ao gravar os primorosos discos "Eu me transformo em outras" com músicas interpretadas por grandes nomes, cantoras como Araci Cortes (“Linda Flor”), Aracy de Almeida (o samba “Quando Esse Nego Chega”), Elizeth Cardoso ( “Janelas Abertas”), Jane Duboc ("Quem canta seus males espanta", "Doce de Coco", "Linda Flor") e o bonito CD "Pelo Sabor do Gesto", provou que é uma grande cantora desta geração.
Analise..e depois me conta...

Você conhece os discos citados?
No CD "Eu me transformo em Outras", as releituras surgem imponentes, com interpretações primorosas (apesar de dar vontade de escutar as originais nas vozes de Elizete, Jane, Araci...) A única exceção é a canção "Jura Secreta", cuja gravação de Zizi Possi no disco "Flor do Mal" é imbativel. Zélia não consegue se igualar, muito menos superar a versão de Zizi e também das amigas Simone e Lucinha Lins.
Recomendo esses CD´s: "Eu me transformo em Outras", "Pelo Sabor do Gesto" (Zélia Duncan), "Flor do Mal" (Zizi Possi), "Canção Brasileira - Lucinha Lins interpreta Sueli Costa".

Maria Gadu precisa também superar o deslumbramento e a vaidade que tomam conta dela no momento, por dividir o palco com Caetano Veloso, e necessita focar num trabalho de qualidade. A Arte não é compativel com deslumbramentos, vaidades exarcebadas, viagens em torno do próprio umbigo, egocentrismo, estrelismo, egoismo...
Vivemos um periodo musical delicado... Mas talento, potencial, voz, timbre, identidade, Maria Gadu possui...e daqui a alguns anos vai trilhar caminho semelhante ao de Zélia Duncan.
Rodrigo...vamos apostar? Apostar o quê? Um CD? rs...rs...rs..rs..rs...rs...rs...
Amigo Rodrigo, qualquer dia você vai me proibir de escrever no seu blog. rs..rs..rs..rs.
Um dia precisamos conversar pessoalmente!
abraços

Rodrigo Nogueira disse...

Olá Isac!

Tá certo, vou dar mais uma chance pra Gadú, rss.

Escreva a vontade, adoro os debates.
Penso que tudo é discutível, mesmo minhas convicções.

Abraço!

Isac Santos disse...

Você não respondeu se conhece os discos citados por mim... As gravações das canções...

Rodrigo Nogueira disse...

O Isac, desculpe!

Não, realmente não conheço. Penso exatamente da forma como você descreveu o trabalho da Zelia. Pode ser que ouvindo os discos que vc citou eu mude de opinião.

A propósito, já deu uma checada no blog dos Anos 80? vou colocar aqui o endereço de novo: http://centralmusical80.blogspot.com

Entrando como seguidor, vc recebe mais informações sobre os assuntos dos blogs através de boletins informativos via e-mail!

Valeu!!

Isac Santos disse...

Oi Rodrigo

Conheça então estes CD´s: "Flor do Mal" - Zizi Possi), "Canção Brasileira - Lucinha Lins interpreta Sueli Costa", "Eu me transformo em Outras", "Pelo Sabor do Gesto" de Zélia Duncan...
Vale muuito a pena!

Por coincidência hoje, entrei pela 1ª vez no seu Blog dos anos 1980.Nossa! Parabéns!
Não vi tudo...Vou dar uma olhada mais detalhada, com calma depois. Mas o que vi, gostei muito. Até fiz um pequeno e breve comentário a respeito de uma lenda feminina viva da Música Popular Americana...Mas estava dando erro no sistema...Não sei se o comentário foi enviado...Você deu uma olhada? Recebeu?

Como funciona 'entrar como servidor, para receber boletins no e-mail'??...Não entendo muito dessas coisas...

Rodrigo Nogueira disse...

Como eu te falei, no momento estou com uma grande sequência de discos para ouvir, mas pode deixar que suas sugestões serão lembradas.

Legal que gostou da Central, espero que passe a frequentar por lá também! Recebi sim seu comentário, até já respondi.

Na verdade é entrar como seguidor, é bem simples, repare que nos blogs há um painel cheio de quadradinhos com fotos ou imagens, são os seguidores, isso serve para medir (de certa forma) a popularidade dos blogs e de quebra, permite um contato mais próximo entre os seguidores e o autor do blog, como troca de e-mails por exemplo.

Para participar, basta clicar no botão "Seguir", cadastrar seu e-mail (não se preocupe, não terei acesso a informações como a senha por exemplo), escolher uma foto ou imagem e pronto! Caso vc vá cadastrar uma conta do G-mail, escolha a opção "Google". Caso tenha dúvidas, mande-me uma mensagem!

Abraço!

Djalmamt disse...

Alguns comentários:
-Em qualquer lugar do mundo uma lista de 10 mais vendidos será majoritariamente de música POP, ou seja, trabalhos produzidos para vender, seguindo tendências da moda (mídia).
-É utopia esperar que, em algum momento, Nana Caymmi e Mônica Salmaso venderão mais que axé e pagode(a não ser que cantem abertura de novela). Mesmo porque nós, classe média burguesa e elitista, muitas vezes baixamos as músicas ao invés de procurar CDs de clássicos da MPB ou pagar R$40,00 por um "Biscoito Fino".
-Os artistas hoje são sustentados por quem prestigia seus shows e não pela venda de CDs.
-Uma lista como essa nos anos 70, 80 ou 90 teria uma maioria esmagadora de artistas internacionais, o que não daria emprego a tantos músicos brasileiros.
-Nessa lista pude identificar pelo menos 7 estilos diferentes, o que é muito positivo.
-Se meus filho adolescentes se reunissem para ouvir só chorinho e bossa-nova (que adoro) acharia muito estranho.
Viva Tom Zé.
Chega de preconceito, gente!
Cada um no seu quadrado
Djalma Pereira (50 anos - RJ)

Rodrigo Nogueira disse...

Olá Djalma!

Concordo com muito do que escreveu, mas se você observar melhor, verá que apesar desse artigo ser provocativo, não faço juízo de valor e a pergunta permanece: SERÁ QUE SE NO BRASIL HOUVESSE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE OS DISCOS MAIS VENDIDOS SERIAM ESSES?

Não há problema nenhum em você estender essa pergunta para outras partes do mundo.

E aí, o que acha?

Djalmamt disse...

Se tivéssemos uma educação de qualidade, talvez esta lista mostrasse Diogo Nogueira no lugar de Exaltasamba, Maria Gadu no lugar de Ivete, além de Maria Rita , Teresa Cristina e Roberta Sá.
Talvez, víssemos mais Lenine, Zeca Baleiro, Tom Zé e Moska na TV. E mais clássicos da MPB e temas instrumentais nas novelas e nas rádios.
Agora, fenômenos globais como Justin Bieber, Lady Gaga e Black Eyed Peas sempre existiram.
Artistas locais e regionais teriam mais espaço e os jovens ligados à música talvez buscassem uma expressão mais pessoal e original.
Pessoalmente acho que o brasileiro tem uma capacidade enorme de absorver, reciclar e descartar o que é oferecido pela mídia o que o torna mais aberto para misturas de ritmos e linguagens (Antropofagia/Tropicalismo).
Quando adolescente, só consumia Rock Progressivo importado. Agora nossos filhos curtem bandas EMO nacionais.
Cabe a nós fazer juízo de valor?
Acredito que não.
Cabe a nós (e à internet) fazer com que saibam que antes de Maria Gadú existram Cássia Eller, Renato Russo, Rita Lee, Raul Seixas, Luís Gonzaga, Beatles e Elvis.
Teremos feito a nossa parte.

Um forte abraço

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Sons, Filmes & Afins,

um refúgio para quem tem a mente aberta, mas opinião própria"

Marcadores

1975 (1) 1977 (1) 1979 (45) 2 Tone (1) 2001 (1) 50 Obras Revolucionárias (51) A Formação do Gosto Musical (8) A Pedidos (3) Abba (3) AC/DC (2) ação (14) Acervo Original (6) acid house (4) acid jazz (6) Acid Rock (1) acid techno (1) Aerosmith (2) afoxé (1) afrobeat (3) Allman Brothers Blues Band (1) Alternative Dance (1) Ambient (2) amizade (6) análise (1) animação (2) Aniversário (1) Arraste-me para o inferno (1) Art Blakey (1) art rock (5) aventura (4) axé (2) baião (1) baixo (6) baladas (3) balanço do ano (5) Barry White (1) bateria (2) be bop (8) Bebel Gilberto (1) Beethoven (6) Bela Fleck (1) Ben Affleck (1) Ben Kingsley (1) Berg (1) Berlioz (3) big band (2) Big Star (1) Bill Evans (1) Bill Wyman (1) Billie Holiday (1) Billy Bob Thornton (1) Billy Joel (1) biografia (3) black metal (2) Black Sabbath (1) Blackened Death Metal (1) Blind Faith (1) Blondie (1) Blue Cheer (1) bluegrass (1) blues (14) blues rock (1) Bob Dylan (1) Bob Marley (2) bolero (2) Bon Jovi (2) bossa nova (5) Boston (1) Boulez (1) Brahms (1) Brian Eno (6) Brittany Murphy (1) Brutal Death Metal (1) Buddy Guy (1) Burning Spear (1) Buzzcocks (2) Caetano Veloso (3) Cage (1) calipso (1) Camisa de Vênus (1) Cannonball Adderley (1) cantata (1) Carpenters (1) celta (2) Charles Mingus (1) Charlie Parker (2) Cheap Trick (1) Cher (1) Chet Baker (1) Chic (3) Chic Corea (4) chicago blues (2) Chico Buarque (2) Chopin (1) Choro (1) Christian McBride (1) Cícero (6) Clive Owen (1) comédia (16) Concerto (1) Cool Jazz (5) Count Basie (1) Counting Crows (1) country (7) country rock (3) Crumb (1) Curtis Mayfield (1) dance (3) David Bowie (6) Dead Kennedys (1) Death Doom Metal (1) death metal (6) debate (2) Debussy (2) Deep Purple (2) Def Leppard (1) Delaney Bonnie And Friends (1) delta blues (2) Dennis Hopper (1) Dennis Quaid (1) Dennis Wilson (1) Denzel Washington (1) Derek And The Dominos (1) Descartes (2) Destaques (1) Devo (2) Dianne Reeves (1) Dire Straits (1) disco (8) Divulgação (1) Dizzie Gilesppie (1) Django Reinhardt (1) Donizetti (1) Donna Summer (1) doo wop (3) Doom Metal (1) drama (27) Dream Theater (1) Drone Doom (1) Duke Ellington (4) Dulce Pontes (1) Dupré (1) Eagles (1) Earth Wind and Fire (3) easy listening (2) Electric Blues (1) electric-folk (1) Elis Regina (1) Ella Fitzgerald (1) ELO (1) Elton John (2) Elvis Costello (2) ensaio (25) Entrevista (1) época (2) Eric Clapton (3) Erroll Garner (1) Esta Música é Arte? (3) fado (2) Fairport Convention (1) Falecimentos (7) fantasia (4) Fela Kuti (1) Feldman (1) ficção científica (6) filme (69) Filosofia (3) flamenco (2) Fleetwood Mac (3) folk (9) Folk Metal (1) forró (1) Frank Sinatra (1) free jazz (4) frevo (1) Funeral Doom (1) funk (14) Funkadelic (1) fusion (10) Gal Costa (2) Gang of Four (1) Gary Numan (1) Genesis (2) Gershwin (1) Gesualdo (1) Gilberto Gil (2) glam rock (1) Glinka (2) Gluck (1) gospel (3) gótico (6) Grammy (2) Graziani (1) Gregory Isaacs (1) guerra (4) guitara (2) guitarra (5) gypsy jazz (1) Hank Jones (1) hard bop (4) hard rock (15) hardcore (2) Haydn (3) heavy metal (17) Herbie Hancock (2) hip-hop (5) Holger Czukay (1) Holst (1) homenagem (1) Horace Silver (1) Houghton (1) house (2) Ian Dury (1) Iggy Pop (2) indie rock (1) infantil (2) Iron Butterfly (1) Isaac (1) Isabelle Fuhrman (1) Ives (1) J.S. Bach (5) Jaco Pastorious (2) James Brown (2) Jamiroquai (1) Japan (1) jazz (44) Jazz Modal (1) Jean Michel Jarre (2) Jefferson Airplane (1) Jenifer Lopez (1) Jimi Hendrix (1) Jimmy Cliff (1) Jimmy Smith (1) Joan Armatrading (1) Joan Sutherland (1) João Gilberto (2) John Coltrane (1) John Mayall's Bluesbreakers (1) John Travolta (1) Johnny Alf (1) Joni Mitchell (3) Jorge Ben Jor (2) Joy Division (2) Judas Priest (1) Julia Roberts (1) Keith Jarrett (1) Kim Bassinger (1) Kiss (2) Kompha (1) Kraftwerk (2) krautrock (5) Led Zeppelin (2) Lee Jackson (1) Leibniz (1) Lenny White (1) Leonin (1) Listas (19) Liszt (2) Louis Armstrong (2) lundu (1) Machaut (1) madchester (2) Magazine (1) Mahler (2) Marcelo Nova (1) Maria Bethânia (1) Marianne Faithfull (1) Marvin Gaye (3) MDM (1) Meat Loaf (1) Medieval Metal (1) Melodic Death Metal (1) Memphis (1) Meryl Streep (1) Messiaen (1) Metal Progressivo (2) Michael Jackson (3) Mickey Rourke (1) Miles Davis (4) Miúcha (1) modal (2) modinha (1) Monteverdi (2) Motörhead (1) Mozart (6) MPB (10) músic eletrônica (3) música ambiente (4) música clásica (1) música clássica (4) Música do outro mundo (11) música eletrônica (4) música experimental (3) música industrial (2) Música na Cabeça (7) musical (1) Musicoterapia (1) Ná Ozzetti (1) Nat King Cole (1) Neil Young (1) new age (1) new wave (15) Ney Matogrosso (1) Nina Simone (1) Nirvana (1) O que é? (6) ópera rock (2) opinião (23) Oscar (1) Paco de Lucía (1) Parliament (2) Pat Metheny (1) Paul Giamatti (1) Paul McCartney (1) Paul Weller (1) Paulinho Nogueira (1) Paulo Moura (1) Penelope Cruz (1) Pere Ubu (2) Peri (1) Perotin (1) Perusio (1) Peter Frampton (1) Peter Gabriel (1) Peter Sarsgaard (1) Peter Tosh (1) piano (2) Pink Floyd (6) polca (1) Police (1) policial (5) pop (23) pop rock (4) pós-punk (6) Post-Punk (2) Poulenc (1) Power Metal (1) Presente (2) Primus (1) Prince (1) Progressive Death Metal (1) promocional (6) Public Image Ltd. (2) Puccini (1) punk rock (31) Quadrinho (1) Queen (1) Racionais MCs (1) Ramones (3) rap (2) Red Hot Chili Peppers (2) reggae (6) Reich (1) Return To Forever (1) Richard Wagner (2) Rick Wakeman (1) rock (70) rock de vanguarda (4) rock progressivo (9) rock psicodélico (3) rockabilly (2) Rolling Stones (2) romance (9) Ronnie James Dio (1) Rush (1) Russell Crowe (1) Rythm and Blues (5) Saint-Saens (1) Sam Raimi (1) samba (5) Sarah Vaughan (1) Satie (1) sax (1) Schoenberg (4) Schubert (3) Schumann (2) Scorpions (1) Scriabin (1) sebo (1) Série Especial de Domingo (80) Sex Pistols (6) Shirley Verrett (1) Show (1) Simone (1) Siouxsie and The Banshees (1) Sister Sledge (1) ska (1) smooth jazz (3) soul (9) soul jazz (4) speed metal (2) Spyro Gyra (1) Stan Getz (1) Stanlay Clarke (1) Star Trek (1) Steely Dan (1) Stéphane Grappelli (1) Steve Vai (1) Steve Winwood (1) Stevie Wonder (2) Stockhausen (1) Stravinsky (1) Sunday (1) Supertramp (1) surf music (1) suspense (14) swing (5) Symphonic Prog (1) synthpop (3) Talking Heads (2) tango (2) Tchaikovski (2) Technical Death Metal (1) techno (5) Television (1) Terri Lyne Carrington (1) terror (7) Tex (1) The Adverts (1) The B-52's (1) The Beach Boys (1) The Beatles (3) The Cars (1) The Clash (3) The Cramps (2) The Cream (3) The Crusaders (1) The Damned (1) The Doors (1) The Fall (1) The Germs (1) The Gun Club (1) The Hollies (1) The Jam (1) The Jazz Crusaders (1) The Modern Lovers (2) The Only Ones (1) The Penguin Cafe Orchestra (1) The Residents (1) The Saints (1) The Slits (2) The Specials (1) The Stooges (2) The Stranglers (2) The Trio (1) The Undertones (1) The Who (1) Thelonious Monk (2) Thin Lizzy (1) thrash metal (2) Throbbing Gristle (1) Titãs (1) Tom Jobim (2) Tom Petty (1) Tom Wilkinson (1) Top Blog (1) TOPS (1) Toquinho (1) Tracy Chapman (1) Traffic (1) trance (2) tropicália (3) Tudo isso é rock (1) valsa (1) Van Halen (2) Van Morrisson (1) Varèse (1) Vaughan Williams (1) Velvet Underground (1) Vera Farmiga (1) Vídeo (1) Viking Metal (1) Villa-Lobos (1) Vinícius de Moraes (1) Vinil (1) violão (1) Vivaldi (2) Watt 69 (1) Weber (1) Webern (1) Wes Montgomery (1) west coast jazz (1) Wheater Report (1) Willie Nelson (2) Winger (1) Winona Ryder (1) Wire (2) X-Ray Spex (1) Yardbirds (1) Yes (1)