Gustav Mahler |
Para conhecer o projeto "50 OBRAS REVOLUCIONÁRIAS", clique AQUI!
- 40 - Sinfonia Nº 6 em A menor (1903 - 1905) - Mahler
Destino |
É extremamente irônico que a obra de Mahler mais estruturada segundo a maneira tradicional e de proporções mais clássicas, a Sexta Sinfonia, também seja aquela em que ele passou para a posteridade sua análise mais devastadora da existência humana, um fenômeno que em outras de suas sinfonias ele tentou arduamente justificar em termos do triunfo absoluto sobre as agruras emocionais e físicas da vida nesse mundo; tal triunfo também foi expresso por meio da serena resignação frente a essas agruras. Na Sexta Sinfonia, isso não se mostrou possível: seu "heroi", descrito por Schenberg como "lutando em meio a uma agitação que o pressiona a conseguir a harmonia interna", é cruelmente abatido, durante o cataclísmico último movimento, pelos três poderosos golpes de martelo do destino. A obra termina em tragédia e total desolação, tendo se tornado a marca metafísica do conturbado século XX. Ela foi, segundo Alban Berg, "a única Sexta, apesar da Pastoral" (de Beethoven): e ele tinha razão.
- Leitura relacionada - 50 Obras Revolucionárias: Nº 42 - Wozzec - Berg
Influenciados: Berg, Britten, Chostakovich
Gravação Recomendada: Barbirolli (EMI)
Texto extraído da revista Classic CD Nº 19
AUDIÇÃO
Sinfonia Nº 6 - com Claudio Abbado
baixe aqui
baixe aqui
FAIXAS
1º Mov. - Allegro energico, ma non troppo
2º Mov. - Andante moderato
3º Mov. - Scherzo
4º Mov. - Finale: Sostenuto - Allegro moderato - Allegro energico
Quer sugerir um artista, banda ou compositor para participar da Série A Pedidos e ainda ter seu blog/site divulgado? clique aqui!
1 comentários:
O primeiro arquivo está corrompido
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!