![dennypic[1] dennypic[1]](http://lh5.ggpht.com/_kwZstyeHLPU/SwVUDc3GhJI/AAAAAAAAAi0/pPuwwPgxvsA/dennypic%5B1%5D_thumb%5B1%5D.jpg?imgmax=800)
Dennis Wilson é co-fundador, junto com seus irmãos Brian e Carl, além de seu primo Mike Love, de uma das mais lendárias bandas dos anos 60, chegando até a rivalizar com os Beatles, deixando-os várias vezes para trás nas paradas de sucesso: The Beach Boys.
Os Beache Boys foram os precurssores do movimento Surf music, mas dentre os integrantes, apenas Dennis era realmente surfista. Além disso, era o baterista da banda.
Um fato estranho de sua vida é que era um dos fanáticos seguidores do psicopata Charles Mason e foi cúmplice nos notórios assassinatos cometidos pela seita.
Fora isso, também manteve uma relação de adultério com Christine McVie, integrante do também famoso grupo Fleetwood Mac. Para saber mais do Fleetwood Mac, clique no link abaixo:
Nessa época, ele era casado com a filha ilegítima de seu primo e colega de banda Mike Love, Shawn Marie Love, com quem teve um filho: Gage Dennis Wilson.
Dennis tinha pouco espaço na banda, então decide fazer carreira solo cantando e compondo suas músicas.
Em 1969, Wilson lança seu primeiro trabalho: os singles Sound Of Free Manchete e Lady.
Apenas em 1977 é que ele lançou seu primeiro álbum: Pacific Ocean Blues, que teve uma vendagem razoável, mas virou um verdadeiro cult. Esgotou rapidamente e tornou-se raridade no mercado, sendo reeditado apenas em 2008. Por causa dos compromissos com os Beach Boys, acabou até ficando sem turnê.
Em 1983, época em que combatia o alcoolismo, morreu afogado aos 39 anos, na tentativa de resgatar objetos atirados de seu iate, que tinha vendido para saldar dívidas. Foi sepultado ao largo da costa da California.
Pacific Ocean Blues (1977)
CURIOSIDADES DO ÁLBUM- Foi gravado ao longo de 7 anos;
- Dá uma noção exata do que era Los Angeles nos anos 70, quando ser uma estrela do rock movida a cocaína significava viver como um deus.
DESTAQUES EM VERMELHO
01 – River Song
00:00 – Arpeggios do piano iniciam, seguido de baixo e bateria; 00:15 – um grupo gospel se apresenta, inicia a bela melodia; 00:43 – Dennis Wilson canta acompanhado pelo coral; 01:03 – primeira estrofe que é conduzida até 01:32, quando os instrumentos param e fica só o belíssimo arranjo vocal; 01:36 – retornam os arpeggios do piano para sustentar as vozes, seguido da banda; 01:47 – participação em destaque das vozes graves do arranjo de transição com as sopranos variando a melodia; 02:26 – coro sustenta acordes, acompanhados do piano e marcações do baixo, criando um suspense; 02:46 – no mesmo clima de suspense, Wilson segue com sua mensagem; 03:08 – o suspense é dissipado, percebam o trabalho das vozes graves, que conduzem ao final em 03:47.
02 – What’s Wrong
A música começa em escala pentatônica, com ares de saloon do velho oeste só que acompanhada de sopros nos ataques, depois parte para um rockabilly.
03 – Moonshine
Balada preguiçosa de voz e piano; 00:23 – entra a bateria e o acompanhamento orquestrado e a melodia parte para um estilo meio Pink Floyd; 01:44 – belo arranjo vocal masculino que conduz a música ao fim em 02:31.
04 – Friday Night
Música de transição. Teclado em strings com notas longas, marcação de acordes de piano embasando notas com slide da guitarra introduzem; 01:11 – a bateria muda o andamento abrindo para um vocal rasgado de Wilson e um rock marcado; 02:24 – strings e riffs de guitarra e o final em fade em 03:12.
05 – Dreamer
00:00 – levada orientada por acordes na gaita de boca na região grave; 00:13 – novamente o vocal rasgado; 00:44 – a música ganha brilho com os sopros e surgem as backing vocals; 00:55 – retornamos à escuridão; 01:26 – os sopros retornam abruptamente; 02:02 – fica só o teclado e o aspecto muda para como que levando a uma resolução, mas na verdade é apenas uma transição para o solo de guitarra em 02:48 com o teclado por baixo e a gaita por cima; 04:01 – os sopros que antes só davam ataques, assumem a dianteira com o trompete e o sax solando só que (infelizmente) entra o fade e a música acaba em 04:24.
06 – Thoughts Of You
00:00 – a melodia começa chorosa acompanhada apenas do piano em arpeggios; 00:45 – a orquestra entra discretamente, mas levemente vai ganhando corpo; 01:17 – a voz aparece dobrada e com efeito fazendo o refrão e o que era choroso passa a ser um brado, mas só vai até 02:04, quando retorna à melancolia; 02:34 – a orquestra assume totalmente com acordes extremamente tristes, essa é para derrubar!
07 – Time
00:00 – o climão depressivo continua só que com o acréscimo de um trompete que sola em 01:24 com ataques dos graves do piano; 02:10 – a música se abre com um ritmo mais forte com solo de guitarra, ataques dos sopros e um arranjo vocal meio tribal terminando a música de forma bem diferente de seu início, em 03:34.
08 – You & I
00:00 – ares mais pop nos invadem aqui. Somos levados à praia num final de tarde pela harmonia, dá uma preguiça…01:37 – um agradável e suave solo de guitarra limpa; 02:12 – embalada pelo solo, a melodia muda até nos trazer de volta o refrão em 02:42 e o fim da música em 03:28.
09 – Pacific Ocean Blues
Surf music ao estilo dos Beach Boys com o baixo em destaque e acompanhamento de grupo vocal.
10 – Farewell My Friend
Notas graves do piano, melodia dobrada com a voz e o piano, bateria suave, só marcando e, mais uma vez, um fundo vocal. Guitarra com slide e efeitos sonoros. Mais uma música de transição
11 – Rainbows
00:00 Banjo + piano arpeggiando, bateria convoca a banda, vocal canta toda a estrofe acompanhado de arranjo vocal. O ritmo é alegre. 00:44 – a harmonia muda para uma aparente tristeza, sendo destaque o trinado do banjo que lembra a forma de se tocar um cavaquinho; 01:13 – o arranjo inicial é retomado; 01:49 – a segunda parte (triste), é retomada e conduz novamente à primeira mais alegre e a música acaba em fade, mostrando que Dennis Wilson parece compor de forma incompleta.
12 – End Of The Show
O álbum termina de forma melancólica com mais uma triste balada levada ao piano e com a voz rouca, quase sussurrante de Wilson. Soa como uma despedida. Notem o belo arranjo iniciado em 02:12 que é finalizado com a ovação do público.
Análise Musical: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
2 comentários:
Parabens pelo blog. O conteúdo e a forma como você disponibiliza o conteúdo são fantásticos.
Sucesso !
Abraço
Muito obrigado Daniel! Apareça sempre q quiser!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!