O amigo leitor deve estar estranhando o tema deste artigo. Deve estar pensando que me rendi à modinha, que agora o blog vai mudar de rumo. Nada disso! Sem dúvida trata-se de mais uma provocação!
Confira a lista dos 10 CDs mais vendidos em fevereiro de 2011!
Fonte: Hot 100 Brasil
|
10º Lugar |
|
9º Lugar (Reparem no erro de português no nome do grupo) |
|
8º Lugar |
|
7º Lugar |
|
6º Lugar |
|
5º Lugar |
|
4º Lugar |
|
3º Lugar |
|
2º Lugar |
|
1º Lugar |
PERGUNTA: SERÁ QUE SE NO BRASIL HOUVESSE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE OS DISCOS MAIS VENDIDOS SERIAM ESSES?
BRASIL-IL-IL-IL!!
11 comentários:
Meu Deus!!! Que lista é essa?
Essas são as referências Musicais desta geração?? O que será desta geração em termos de Arte, Cultura, Música, Educação, Instrução, sensibilidade e etc...
Com excessão a Maria Gadu, que possui Potencial Artistico, boa voz, personalidade, identidade... Mas pode ser muuuito melhor cantora doque a mídia explora e ela vem apresentando e gravando. Se o repertório melhorar, veremos uma grande cantora...aquelas que surgem de tempos em tempos (como Monica Salmazo, cantora da mesma e nova geração...).
O restante da lista...Minha nossa!!! Que os Deuses da Arte e os Gênios desencarnados da Música nos acudam!!! O Umbral abril a porta e surgiram essas "coisas"...
Salve Isac!
É uma lista de doer mesmo hein?? Eu nem a Gadu salvo, rss.
Mas dá uma olhada nos destaques do Grammy 2011 que postei, lá a coisa melhora!
Abraço!
Oi Rodrigo
Quando comecei a ler este artigo, tomei um Susto! Pensei que você enaltecia esses artistas impostos pela Mídia insana.
Eu concordo com você, com relação a Maria Gadu... Mas se a cantora, que é um misto de Cássia Eller e Zélia Duncan com uma pitada de Renata Arruda e Ana Carolina, adotar um minimo de critério na escolha do repertório, veremos (ou escutaremos) uma boa cantora...
Rodrigo, se você analisar vai perceber que Maria Gadu traça um caminho semelhante ao de Zélia Duncan. Zélia era uma cantora popularesca no inicio da carreira, com um repertório repetitivo, cansativo e uma maneira de cantar que feria os timpanos... Nos ultimos anos ao gravar os primorosos discos "Eu me transformo em outras" com músicas interpretadas por grandes nomes, cantoras como Araci Cortes (“Linda Flor”), Aracy de Almeida (o samba “Quando Esse Nego Chega”), Elizeth Cardoso ( “Janelas Abertas”), Jane Duboc ("Quem canta seus males espanta", "Doce de Coco", "Linda Flor") e o bonito CD "Pelo Sabor do Gesto", provou que é uma grande cantora desta geração.
Analise..e depois me conta...
Você conhece os discos citados?
No CD "Eu me transformo em Outras", as releituras surgem imponentes, com interpretações primorosas (apesar de dar vontade de escutar as originais nas vozes de Elizete, Jane, Araci...) A única exceção é a canção "Jura Secreta", cuja gravação de Zizi Possi no disco "Flor do Mal" é imbativel. Zélia não consegue se igualar, muito menos superar a versão de Zizi e também das amigas Simone e Lucinha Lins.
Recomendo esses CD´s: "Eu me transformo em Outras", "Pelo Sabor do Gesto" (Zélia Duncan), "Flor do Mal" (Zizi Possi), "Canção Brasileira - Lucinha Lins interpreta Sueli Costa".
Maria Gadu precisa também superar o deslumbramento e a vaidade que tomam conta dela no momento, por dividir o palco com Caetano Veloso, e necessita focar num trabalho de qualidade. A Arte não é compativel com deslumbramentos, vaidades exarcebadas, viagens em torno do próprio umbigo, egocentrismo, estrelismo, egoismo...
Vivemos um periodo musical delicado... Mas talento, potencial, voz, timbre, identidade, Maria Gadu possui...e daqui a alguns anos vai trilhar caminho semelhante ao de Zélia Duncan.
Rodrigo...vamos apostar? Apostar o quê? Um CD? rs...rs...rs..rs..rs...rs...rs...
Amigo Rodrigo, qualquer dia você vai me proibir de escrever no seu blog. rs..rs..rs..rs.
Um dia precisamos conversar pessoalmente!
abraços
Olá Isac!
Tá certo, vou dar mais uma chance pra Gadú, rss.
Escreva a vontade, adoro os debates.
Penso que tudo é discutível, mesmo minhas convicções.
Abraço!
Você não respondeu se conhece os discos citados por mim... As gravações das canções...
O Isac, desculpe!
Não, realmente não conheço. Penso exatamente da forma como você descreveu o trabalho da Zelia. Pode ser que ouvindo os discos que vc citou eu mude de opinião.
A propósito, já deu uma checada no blog dos Anos 80? vou colocar aqui o endereço de novo: http://centralmusical80.blogspot.com
Entrando como seguidor, vc recebe mais informações sobre os assuntos dos blogs através de boletins informativos via e-mail!
Valeu!!
Oi Rodrigo
Conheça então estes CD´s: "Flor do Mal" - Zizi Possi), "Canção Brasileira - Lucinha Lins interpreta Sueli Costa", "Eu me transformo em Outras", "Pelo Sabor do Gesto" de Zélia Duncan...
Vale muuito a pena!
Por coincidência hoje, entrei pela 1ª vez no seu Blog dos anos 1980.Nossa! Parabéns!
Não vi tudo...Vou dar uma olhada mais detalhada, com calma depois. Mas o que vi, gostei muito. Até fiz um pequeno e breve comentário a respeito de uma lenda feminina viva da Música Popular Americana...Mas estava dando erro no sistema...Não sei se o comentário foi enviado...Você deu uma olhada? Recebeu?
Como funciona 'entrar como servidor, para receber boletins no e-mail'??...Não entendo muito dessas coisas...
Como eu te falei, no momento estou com uma grande sequência de discos para ouvir, mas pode deixar que suas sugestões serão lembradas.
Legal que gostou da Central, espero que passe a frequentar por lá também! Recebi sim seu comentário, até já respondi.
Na verdade é entrar como seguidor, é bem simples, repare que nos blogs há um painel cheio de quadradinhos com fotos ou imagens, são os seguidores, isso serve para medir (de certa forma) a popularidade dos blogs e de quebra, permite um contato mais próximo entre os seguidores e o autor do blog, como troca de e-mails por exemplo.
Para participar, basta clicar no botão "Seguir", cadastrar seu e-mail (não se preocupe, não terei acesso a informações como a senha por exemplo), escolher uma foto ou imagem e pronto! Caso vc vá cadastrar uma conta do G-mail, escolha a opção "Google". Caso tenha dúvidas, mande-me uma mensagem!
Abraço!
Alguns comentários:
-Em qualquer lugar do mundo uma lista de 10 mais vendidos será majoritariamente de música POP, ou seja, trabalhos produzidos para vender, seguindo tendências da moda (mídia).
-É utopia esperar que, em algum momento, Nana Caymmi e Mônica Salmaso venderão mais que axé e pagode(a não ser que cantem abertura de novela). Mesmo porque nós, classe média burguesa e elitista, muitas vezes baixamos as músicas ao invés de procurar CDs de clássicos da MPB ou pagar R$40,00 por um "Biscoito Fino".
-Os artistas hoje são sustentados por quem prestigia seus shows e não pela venda de CDs.
-Uma lista como essa nos anos 70, 80 ou 90 teria uma maioria esmagadora de artistas internacionais, o que não daria emprego a tantos músicos brasileiros.
-Nessa lista pude identificar pelo menos 7 estilos diferentes, o que é muito positivo.
-Se meus filho adolescentes se reunissem para ouvir só chorinho e bossa-nova (que adoro) acharia muito estranho.
Viva Tom Zé.
Chega de preconceito, gente!
Cada um no seu quadrado
Djalma Pereira (50 anos - RJ)
Olá Djalma!
Concordo com muito do que escreveu, mas se você observar melhor, verá que apesar desse artigo ser provocativo, não faço juízo de valor e a pergunta permanece: SERÁ QUE SE NO BRASIL HOUVESSE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE OS DISCOS MAIS VENDIDOS SERIAM ESSES?
Não há problema nenhum em você estender essa pergunta para outras partes do mundo.
E aí, o que acha?
Se tivéssemos uma educação de qualidade, talvez esta lista mostrasse Diogo Nogueira no lugar de Exaltasamba, Maria Gadu no lugar de Ivete, além de Maria Rita , Teresa Cristina e Roberta Sá.
Talvez, víssemos mais Lenine, Zeca Baleiro, Tom Zé e Moska na TV. E mais clássicos da MPB e temas instrumentais nas novelas e nas rádios.
Agora, fenômenos globais como Justin Bieber, Lady Gaga e Black Eyed Peas sempre existiram.
Artistas locais e regionais teriam mais espaço e os jovens ligados à música talvez buscassem uma expressão mais pessoal e original.
Pessoalmente acho que o brasileiro tem uma capacidade enorme de absorver, reciclar e descartar o que é oferecido pela mídia o que o torna mais aberto para misturas de ritmos e linguagens (Antropofagia/Tropicalismo).
Quando adolescente, só consumia Rock Progressivo importado. Agora nossos filhos curtem bandas EMO nacionais.
Cabe a nós fazer juízo de valor?
Acredito que não.
Cabe a nós (e à internet) fazer com que saibam que antes de Maria Gadú existram Cássia Eller, Renato Russo, Rita Lee, Raul Seixas, Luís Gonzaga, Beatles e Elvis.
Teremos feito a nossa parte.
Um forte abraço
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!