Direção: Ethan Maniquis e Robert Rodriguez. Com Danny Trejo, Michelle Rodriguez, Jessica Alba, Robert De Niro, Lindsey Lohan, Cheech Marin, Jeff Fahey, Steven Seagal e Don Johnson.
Sinopse: Depois de perder a família assassinada por um líder da contravenção, o policial mexicano conhecido como Machete, desiste da carreira e torna-se um imigrante ilegal nos Estados Unidos. Lá se envolve em um complô que visa re-eleger um senador xenófobo, acaba traído e jura vingança!
Danny Trejo e seu Machete é um personagem recorrente nos filmes de Robert Rodriguez (Pequenos Espiões, Planeta Terror, Um Drink no Inferno). O cara é feio, é mau e é muito engraçado! Machete foi, a princípio, apenas um trailer fake que abria o filme Planeta Terror, e o trailer ficou tão bom que mobilizou uma grande massa de fãs para que ele virasse uma realidade.
Deus tem piedade. eu não tenho! |
O elenco é o pior possível, é tão ruim que fica ótimo! Danny Trejo é tão feio e canastrão que em todas as cenas em que vira seu rosto lentamente para a câmera, mostrando sua cara de psicopata alucinado, me fez rolar no sofá de tanto rir. Jessica Alba faz uma agente da imigração, que ironicamente é mexicana, apesar de se mostrar durona, é o elo frágil do filme e se torna amante e parceira de pancadaria do nosso heroi Machete. Michelle Rodriguez, que em todos os filmes que atua está sempre com aquela cara insuportável de "vou torcer seu pescoço", aqui faz uma super-heroína chamada de She que xinga todo mundo, toma tiro no olho e ainda assim sai viva para encher os bandidos de bordoadas. Robert De Niro, que foi um dos melhores atores de sua geração, parece que nos últimos anos deixou de levar o cinema a sério e anda péssimo, o que cai como uma luva para o senador que gosta de praticar tiro ao alvo com imigrantes mexicanos ilegais na fronteira estadunidense. Steve Seagall é um dos piores atores de todos os tempos e seu vilão, o traficante e maior inimigo de Machete, Torrez, anda para cima e para baixo com uma espada japonesa (?!), chama todo mundo de "puñeta" e quando tira a espada da bainha, entra a música característica do seriado "A Mulher Biônica" (hilário). Lindsey Lohan aparece quase sempre pelada e drogada, no final, parece que atinge o nirvana, vira guerrilheira vestida de freira que tira da batina um monte de armas enormes e sofisticadas.
Machete é o cara! Imortal, invencível com qualquer arma (usa até ferramentas de jardinagem para arrebentar a turma), pega todas as gatas do filme e usa várias frases de impacto legais. O filme é um clichê atrás do outro, feitos propositalmente para tirar sarro dos filmes de ação B típicos das décadas de 70 e 80; explosões sem fundamento, cenas de ação inverossímeis, enfim, tudo muito divertido. Até a trilha sonora teve um cuidado especial, por exemplo, as cenas em que nosso herói vai "fazer o serviço" com as gatas, entra uma música de filme pornô setentista, tipo Garganta Profunda.
Apesar de toda a brincadeira, o filme aborda um assunto muito sério que é a xenofobia estadunidense. Mostra - com um certo exagero, é claro - como são tratadas as pessoas que vem de outros países para tentar a sorte nos EUA.
Não recomendo este filme para todos, apenas para quem consegue apreciar esse tipo de humor negro. Eu me diverti à beça!
Nota: 8 (a melhor comédia que vi este ano!) - Estreia no cinema dia 15/10/2010
Trailer: (coloquei dublado que é mais engraçado - muito tosco!) Cuidado para não mexer com o mexicano errado!
3 comentários:
Putz! Deve ser muito bom isso! Ahahaha, quero ver.
É uma baita presepada Edison, eu me diverti!
Machete foi como disse a comédia do ano, assiti no cinema da augusta, tinha 50 pessoas rolando de rir...Mto bom, Mto trash, primeira classe, Machete "pegador" é comédia demais, e a cena do hospital é marcante...e afrase do filme é..."machete don´t text"...e depois enviando amensagem pelo celular é sem palavras...
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!