Série álbuns históricos de 1979 - 36/43
- Leituras relacionadas: Álbuns históricos de 1979
Nome completo: Richard Christopher Wakeman
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1970 até os dias de hoje
Estilo/Gênero: Rock, pop, jazz, erudito, cristão/Progressivo, eletrônico, fusion.
Álbuns de estúdio (carreira solo): 97 até o momento
Site oficial: http://www.rwcc.com/
Line-up do disco: Rick Wakeman (teclados), Bruce Lynch (baixo), Frank Gibson Jr. (bateria, percussão), Nico Ramsden (guitarra), Tony Visconti (violão)
Referência do teclado roqueiro, Rick Wakeman começou sua trajetória musical ao lado de seus companheiros da mítica banda de rock progressivo Yes. Entre várias idas e vindas na banda que o consagrou, Wakeman tem uma sólida carreira solo com quase 100 discos gravados.
Iniciou a carreira solo em 1972, quando saiu pela primeira vez do Yes. Inspirado na história do rei Henrique VIII e suas esposas, criou um álbum conceitual. Depois, contratou um orquestra inteira e um coro para gravar inspirado na "Viagem ao Centro da Terra". Em 1975 enreda na mitologia anglo-saxônica para compor músicas sobre o rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
Dotado de uma técnica impressionante e grande criatividade, Wakeman é uma lenda dos teclados. Além de executar uma gama enorme de instrumentos eletrônicos, é capacitado em arranjos e piano clássico. Colaborou grandemente para o aperfeiçoamento de sintetizadores, compôs várias trilhas sonoras para filmes.
A inspiração para o disco de hoje veio de compositores eruditos como George Gershwin e sua obra-prima Rhapsody in Blue. O álbum é duplo e foi o último lançado pela gravadora A&M.
Rhapsodies (1979)
Cotações da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4,5
Escute o disco aqui!
2 comentários:
Po,vlw pela homenagem na radio do central anos 80.Muito legal.Ja retribui e e os dois blog já são parceiros da área.Colabore com a gente
Vlw !!!
Guilherme, como faço para ajudar?
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!