SÁBADOS DE JAZZ APRESENTA:
JIMMY SMITH
James Oscar Smith, nasceu nos Estados Unidos, no dia 8 de dezembro de 1925 em Norristown, Pensilvania e faleceu em Scottsdale, Arizona, no dia 8 de fevereiro de 2005. Foi um dos maiores organistas do jazz.
Influenciado pela música gospel e pelo blues, foi um dos criadores do que hoje é chamado de soul jazz. Teve condições de fazer o estudo formal de música apenas em 1948 e, em 1951, adotou como instrumento o órgão Hammond B3 e tornou-se um dos melhores em sua prática.
Seu reconhecimento como músico ocorreu com sua marcante presença em Nova Iorque em clubes como o Café Bohemia e Birdland, além de suas memoráveis apresentações no conceituadíssimo festival de jazz de Newport.
Durante sua vida, seus discos foram lançados pelas mais consagradas gravadoras e selos de jazz, como a Blue Note e a Verve.
Fez várias parcerias com eminentes músicos como Kenny Burrell, Lee Morgan, Lou Donaldson, Tina Brooks, Jackie McLean, Ike Quebec, Stanley Turrentine, Wes Montgomery, etc.
É considerado seu maior disco, o espetacular “Back At The Chicken Shack” (confira na íntegra no player abaixo), de 1960. Nos anos 70 e início dos 80, Jimmy dedicou-se a várias turnês, destacando as da Europa e de Israel, em 1974 e 1975. A partir de 1995, ele dá um tempo em sua carreira, só voltando em 2001, com os trabalhos Fourmost Return e Dot Com Blues.
O último trabalho deste mestre das teclas foi em 2005, numa participação no álbum “Legacy”, ao lado do também organista Joey DeFrancesco. Infelizmente, nesse mesmo ano veio a falacer.
EM AÇÃO!
AUDIÇÕES
‘té mais!
5 comentários:
Muito legal! Gostei muito de assistir o vídeo e ouvir o som!
bjs
Fantástico!!!!
Tenho paixão pelo Jazz ;)
Assinando o seu Feed para acompanhar seus posts ;)
Abraço
Que bom que gostaram amigas!
Bj!
Excelente som.
Música de qualidade.
Um abraço.
Drauzio Milagres
Obrigado Drauzio, seja bem vindo!
Todo sábado tem jazz no blog e domingo o destaque fica com a música clássica.
Apareça!
Abraço!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!