SÁBADOS DE JAZZ APRESENTA:
CANNONBALL ADDERLEY
Julian Edwin “Cannonball” Adderley, nasceu em Tampa, Flórida, em 15 de setembro de 1928 e morreu em 8 de agosto de 1975. Foi um grande saxofonista de jazz norte-americano.
Um grande saxofonita alto, ele tinha um som exuberante e feliz (ao contrário de muitos músicos de sua geração), que criava uma empatia imediata com seus ouvintes. Sua inteligente apresentação das músicas ajudou a fazer dele um dos mais populares jazzmen.
Adderley tinha uma sólida carreira como diretor da High School Band, na Flórida, quando, durante uma visita a Nova Yorke em 1955, ele foi convencido a tocar com o grupo de Oscar Peterson no Café Bohemia.
Sua forma de tocar criou um impacto tão grande, que imediatamente foi contratado pela casa Savoy para tocar jazz. Junto com seu irmão mais novo Nat, que tocava trompete, formaram um quinteto que durou até 1957. Logo em seguida, Adderley juntou-se a Miles Davis e fez parte de um dos mais célebres sextetos de jazz da história, que além dos dois, ainda tinha John Coltrane, Bill Evans e outros monstros sagrados. O maior fruto deste trabalho foi o inigualável álbum Kind Of Blue, um marco até hoje (para mim o melhor disco de todos os tempos).
Em 1959 ele saiu do grupo para formar um novo quinteto sob sua direção, onde aprimorou o gênero hard bop e foi destaque até 1963 no meio musical.
Depois disso, assinou com a gravadora Capitol e partiu para o lado comercial, que não durou muito (ainda bem!) e em seus últimos anos, retomou às músicas de seu passado.
Infelizmente, antes que pudesse evoluir ainda mais sua técnica, morreu repentinamente de um acidente vascular cerebral.
EM AÇÃO!
AUDIÇÕES
Fonte Histórica: Site Oficial
‘té mais!
1 comentários:
Oi, realmente Csnnonball é demais, adoro sax e dos saxofonistas que conheço ele é um dos meus preferidos...
abs
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!