Ouvindo o álbum de estréia de Tom Petty, não consigo imaginar que relevância tem esse cidadão para a música mundial.
Todas as músicas são mal acabadas dando a impressão de que foram feitas às pressas, utilizando com frequência o efeito fade (aquele que vai diminuindo o volume da música pra ela acabar).
O artista, embora norte-americano, faz um rock ao estilo inglês - imagine a voz de Bob Dylan (credo) tentando cantar músicas a lá Rolling Stones, estranho né? Mas são os melhores momentos do álbum, como na faixa "Breakdown" e "Anything That's Rock'n'Roll". Outros momentos razoáveis são "American Girl", que encerra o disco e "Strangered In The Night" que lembra um pouco o AC/DC.
O resto é lixo puro: as faixas 1 ("Rockin' Around...") e 9 ("Luna") são descartáveis, a 4 ("The Wild One, Forever") é um prenúncio do que viria a ser o Bon Jovi (socorro!) e a 8 ("Mystery Man"), lembra um pouco o Van Morrison mas está mais para Counting Crows (sabe aquela banda horrorosa dos anos 90 que tinha aquele refrãozinho "chinelo" Sha-la-la-la-la-la hei, oh-oh da música "Mr. Jones"?). Ah, pulem a faixa 7 ("Fooled Again..."), tem um tecladinho que fica numa nota só quase a música toda, um som agudo e irritante que incomada bastante.
Descartável.
Se quiser conhecer, escute Breakdown - clique no link - http://www.youtube.com/watch?v=qNxfPAF1frM
The Modern Lovers - Debut (1976)
Bem vindos a era do Punk! Pra quem gosta do gênero (não é meu caso) aqui está um dos precurssores do movimento. Ainda não tem o peso de um Sex Pistols ou Dead Kennedys, mas vale por ser um documento histórico.
Claro que não dá para criticar um álbum de punk considerando a qualidade técnica, pois não tem praticamente nenhuma, apenas pelo movimento jovem subversivo contido, e aqui temos "a fina flor"! Palavrões à granel à parte, temos um disco leve (considerando que estamos falando de punk).
Para mim foi um sacrifício ouvi-lo todo, mas garanto que o fiz.
O maior sucesso da banda (gravado posteriormente pelos Sex Pistols) é "Roadrunner", um som típico de dois acordes mas com bastante energia.
Vale mencionar também a faixa 2 - Astral Plane - que tem um linha de baixo quase igual ao riff da música Black Knight do Deep Purple e a faixa 4 - Pablo Picasso - que "desce a lenha" com direito a vários palavrões.
O vocal é monocórdico (fica quase sempre numa nota só) e o instrumental é pobre, porém vigoroso.
Se você tem uma banda de garagem onde os integrantes mal sabem usar os instrumentos, aqui tem uma sugestão para o repertório.
Para conhecer "Roadrunner" clique no link - http://www.youtube.com/watch?v=TDJShMk-r88
'té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais
Alpine New Wave - Gênero musical da região dos Alpes que funde o punk rock com a base de acordeão da música folclórica local.
Alternative Dance - Estilo que combina elementos do dance-pop com subgêneros do rock alternativo, tais como o indie rock.
Ambient Dub - Inspirado na série de albuns Ambient Dub, volumes 1 a 4, faz uso de efeitos eletrônicos psicodélicos, eco e reverberação de baixa frequência.
2 comentários:
Concordo com você sobre o Tom Petty, minha opinião sobre ele é ainda pior que a sua. Mas esse do Modern Lovers é um disco muito bom. Mas valeu pelo Tom Petty.
Faz tempo que escrevi esse artigo e acho que estava em um dia de mau humor, rss.
Hoje revejo minha opinião quanto ao punk, já que estou me aprofundando mais no estilo ouvindo o som do final da década de 70. Nomes como X-Ray Spex, The Germs, Television e The Saints têm me agradado. Essa é uma das grandes alegrias de manter esse blog: o fato de conhecer melhor os gêneros, questionar meus próprios paradigmas e, por que não mudá-los?
Seu comentário me faz ter vontade de escutar novamente o Modern Lovers e comparar minhas posições de hoje com as da época em que escrevi esse artigo. De qualquer forma, a baixa qualidade técnica descrita não mudará, mas provavelmente a opinião quanto a qualidade estética sim.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Abç!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!