Quando se fala em "filme estrangeiro" (não norte-americano), em geral, não agrada ao público, pois logo vem a ideia de filme lento, difícil ou sem ação. Em resumo, filme para críticos ou cinéfilos. Ainda mais se, como este, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro (2009).
Não pense isso sobre A Partida, não tenha medo de alugar!
Aqui é contada a história de Daigo, um camarada que não anda com muita sorte na vida. É violoncelista numa orquestra que logo no início da narrativa é dissolvida, deixando o herói em maus lençóis.
Com o apoio de sua simpática esposa, decide recomeçar a vida do zero em sua cidade natal.
Na busca por emprego, responde a um anúncio que aparentemente refere-se a uma agência de viagens mas, que na verdade é numa empresa que prepara defuntos para sua "partida".
Ao descobrir, fica angustiado (o emprego é mal visto no Japão) e seduzido (o salário é excelente). Aceita o trabalho mas não conta a ninguém sobre sua nova ocupação.
Seu patrão é uma figura singular. Taciturno porem espirituoso, coloca seu novo aprendiz em situações hilárias, transformando um aparente drama numa verdadeira "dramédia".
Apenas quando as pessoas descobrem sobre seu novo ofício é que o filme passa a ter aspecto mais sério, deixando evidente preconceitos reais do Japão atual.
A trilha sonora é belíssima dando enfoque, obviamente, em músicas para violoncelo.
Contém cenas que algum espectador desavisado achará inúteis, como quando Daigo sai para os descampados para tocar seu instrumento. Claro que quem tem alma de artista não concordará com essa visão.
As atuações não são ruins mas lembram algumas vezes o seriado do Jaspion (lembra?)
A direção é super sensível, enquadrando os atores e cenários de forma muito delicada e o roteiro é simples, agradável e marcante.
Penso no roteiro como numa sinfonia: um primeiro movimento alegre, outro triste, o terceiro esperançoso e o quarto é a redenção.
Em "A Partida" temos o encontro de filme artístico com entretenimento.
Oscar merecidíssimo, assista sem medo.
Veja o trailler - http://www.youtube.com/watch?v=rrPSbgKH9vU&feature=related
Avaliação (0 a 10): 8
'té mais!
'té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais
Bachata - Ritmo surgido nas favelas na década de 1960, fundindo o bolero com outros ritmos, como o cha-cha-chá e o tango.
Baggy - Estilo musical surgido no início da década de 1990, influenciado pela madchester, misturando o rock psicodélico, o baixo o funk/hip hop e a guitarra da acid house.
Baião - Ritmo originário do Nordeste brasileiro, surgido no Século XIX, acompanhado por triângulo, zabumba e acordeão.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!