Cidadão brasileiro, nascido no Rio e filho de mãe etíope; Jorge é conhecido no mundo inteiro como o compositor de "Mas que Nada" e admirado por músicos em geral por ser um artista original.
Começou, como quase todos os músicos brasileiros da época, influenciado por João Gilberto e sua bossa-nova, mas como não sabia muito bem fazer aquela "batida nova" no violão (e quase mais nada no instrumento), inventou um jeito novo de tocar e deu vazão a toda a sua musicalidade inata.
Esse disco apresenta um artista já consagrado (com mais de 10 anos de carreira), que praticamente põe um ponto final numa discussão muito inflamada que ocorria na época entre as principais correntes musicais do Brasil: samba e tropicália.
O problema é que os adeptos do samba proclamavam-se detentores da música nacional e julgavam os tropicalistas "colonizados" da música americana com suas guitarras estridentes em lugar do pandeiro e zabumba.
Por outro lado, os tropicalistas achavam que a música tem um caráter universal e evolutivo, que novos instrumentos e ritmos podem muito bem temperar o som típico brasileiro.
Pôs um ponto final pois Jorge trocou seu inseparável violão por uma guitarra e mostrou que sai sim música brasileira desse instrumento. Também porque seu som nesse disco é claramente música brasileira, seja por suas letras (futebol, praia, tradições), seja por seu som (samba, balanço, sambalanço). E surpreendentemente para alguns, essa "brasilidade" aparece justamente com as evidentes presenças de funk e rock.
Talvez você pergunte: Esse disco é de que? Samba, funk, rock...? Jorge responde: é de música brasileira, e da boa!
Escute o clássico Umbabarauma (homem-gol) - http://www.youtube.com/watch?v=fKV9k2ZpEc8
'té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais
Balada - Termo genérico para designar o estilo em andamento lento surgido na Idade Média, com letras compostas por poemas.
Ballata - Genero musical com letras poéticas, surgido na Itália no final do Século XIII.
Bambuco - Estilo musical da região andina colombiana, acompanhado por um violão.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!