"Comparada com a do Extremo Oriente, a música ocidental ainda está na infância"
Nas próximas linhas seguem algumas dicas de discos de artistas do Extremo Oriente. Como na viagem musical pela África, divido aqui também as dicas por países.
CHINA
The Sound of Silk and Bamboo - Louis Chen & Friends/Ya Dong
1 - In Thoughts of an old friend
2 - Crows playing on a winter's stream
3 - Solo for erh'ru
4 - Solo for ti-tse
5 - Folk dance of the li
6 - Give me a present of a rose
7 - Playing with water
8 - Melody of Guang Ling
9 - Solo for sheng
10 - Duet for erh'ru and yang qin
11 - Snow geese at play on the water
12 - Solo for ti-tse
13 - Festival of the flower
Chen faz uma boa entrada com a meditativa In Thoughts of an old friend (Pensamentos de um velho amigo) na zheng de cordas de seda, num contraste com o agitado Crows playing on a winter's stream (Corvos brincando num rio gelado) na zheng de cordas de metal. Festival of the flowers (Festival das flores), de Ya Dong e tocada no pi'pa, é uma composição mais abstrata. Esta excelente antologia de sessões de 1976 a 1990 apresenta uma seleção criteriosa de peças para solistas ou duo.
Naxi music from Lijiang - The Dayan Ancient Music Association
1 - Drumroll and eight trigrams
2 - Eternal flowers
3 - Ten offerings
4 - Dainty steps
5 - Sheep on the hill
6 - Primordial
7 - Spring has come
8 - Summer has come
9 - Clear stream and the old man
10 - Closing ode
11 - Folksong melody
12 - Dance tune
13 - Dance tune
Os naxis, explicam as notas de Helen Rees, constituem uma minoria étnica de província de Yunnam, no sudeste da China. Embora achinesados até certo ponto, eles conservam uma vigora auto-suficiência cultural. Uma longa história de associações musicais perpetuou sua música ritualística dongjing. Este importante conjunto de 10 músicos que tocam alaúdes dedilhados (pi'pa), flautas de bambu e percussão revive uma tradição naxi secular, reprimida durante a Revolução Cultural. Os instrumentos ainda seguem a melodia em "Shi gongyang" (dez oferendas), com cada um deles entrelaçando uma interpretação paralela da linha melódica. Seu efeito poderia ser comparado ao de uma obsessão melódica.
(Para ouvir um trecho de cada faixa, clique AQUI)
Veja aqui um trecho de uma apresentação de uma orquestra típica Naxi!
Veja nos dois vídeos abaixo a virtuose Liu Fang solando na pi'pa e no guzheng!
Alguns dos instrumentos utilizados nestes álbuns:
Guzheng (zheng de cordas de seda) |
Ti-tse |
Pi'pa |
Sheng |
Veja aqui uma demonstração do sheng (muito doido!!)
JAPÃO
Masters of Zen
1 - E mu
2 - Aika
3 - Hoshun
4 - Ame
5 - Tanshi
6 - Tanshi
7 - Stardust
(para ouvir um trecho de cada faixa, clique no nome dela)
As oito faixas desta antologia comprovam mais a duradoura popularidade do koto e do shakuhashi que de qualquer outro aspecto filosófico da doutrina zen. As peças mais interessantes são Emu, de Hideaki Kuribayashi (com o compositor ao koto) e Stardust (Poeira de estrela), de Mizuno Toshihiko. Uma boa introdução - talvez essencial - a obras criadas principalmente na década de 70.
Veja o Koto Quartet em ação tocando uma música do Hideaki Kuribayashi!
Lullaby for the Moon
1 - Komuriuta
2 - Toge-Hashi-Ri
3 - Kuon No Hikari
4 - Umi
5 - Muttsu
6 - Sakura
7 - Kojo
8 - Chidori
(para baixar, clique na capa do disco)
Esta deliciosa compilação de música de koto e shakuhachi (flautas de bambu tocadas pela extremidade) complementa "Japan: Ancient Court Music and Koto Melodies", datado de 1996 e também proveniente dos ricos arquivos da Toshiba EMI. O CD apresenta uma variedade de permutas instrumentais, inclusive três kotos e um shakuhashi em Umi (Fantasia Marítima), de Ichzan Hoshida, e dois shakuhashis e um koto em Sakura (Cerejeiras em flor), de Sajura.
Instrumentos utilizados nesses álbuns:
Koto |
Shakuhashi |
VIETNÃ
Moonlight in Vietnam - Khac Chi Ensemble
1 - Tren dinh nui
2 - Tinh yeu rung
3 - Bai hat dan ca quan ho
4 - Suoi dan t'rung
5 - Hen ho trong hang nui
6 - Vu khuc tay nguyen
7 - Mua xuan den
8 - Bai hat cai luong
9 - Ho hui
10 - Du xuan
11 - Vu khuc dem trang
12 - Que huong
13 - Dan ca tay bac
(para baixar, clique na capa do disco)
Longe de Hollywood, os instrumentos do Khac Chi Ensemble criam uma música fantástica. Ouça as gaitas de bambu que não são tocadas com as mãos ou a boca: a k'longput soa empurrando uma coluna de ar para baixo com um tapa preciso. Uma total revelação musical.
AUDIÇÃO COMENTADA
"Trên dinh núi" (No topo da montanha)
Esta é uma balada tradicional do povo ede, das montanhas vietnamitas, adaptada por Huynh Tú. A percussão profunda e entoada de garganta - o baixo dinh pa - abre a peça.
Em 0:20 uma voz típica faz sua entrada. O ko ni é uma rabeca de vara com duas cordas que só existe no Vietnã, sem qualquer cabaça ou caixa de ressonância de madeira. Em vez disso, as cordas são ligadas por fios de seda a um disco de ressonância na boca do executante. Ao mover a língua ou os lábios, ele modula a nota.
Em 1:08 a percussão mista junta-se a esta recriação de uma balada.
Khac Chi explica o funcionamento dos instrumentos vietnamitas (se você acha que já viu de tudo, prepare-se para se surpreender!):
FILIPINAS
Utom: Summoning the Spirit
1 - Call of Cicada
2 - Flying Woodpecker
3 - Dance Tune
4 - Call of Cicada
5 - Gongs of the lemlahak man
6 - Reed pipe
7 - Song of the night bird
8 - Beat of the horse hoofs
9 - Call of Cicada
10 - Cacklinb m'naul bird
11 - Canceled touch
12 - Beat the gongs slowly
13 - Beat the gongs criss
14 - Sound of the wind
15 - Hymn of lake Sebu
16 - Prized banana
17 - Lute
18 - Sendulung
19 - Fast tenintu
20 - Continuosly
Nas montanhas do sudoeste de Mindanao vive um povo chamado t'boli. Sua cultura é pré-islâmica e pré-cristã, que se revela em seu estreito contato com a natureza e uma fé xamanista. Utom é um meio de se interpretar e incorporar os sons do mundo natural em uma composição musical, como no caso do canto da cigarra. As gravações de campo etnomusicais de Manolete Mora capturam a cultura de um povo ameaçado de extinção, mas de grande refinamento espiritual.
Fascinante, não? Que viagem!! Semana que vem tem mais!!
1 comentários:
adorei
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