Continuando nossa serie "Música do Outro Mundo", apresento hoje alguns álbuns interessantes vindos do continente negro. É evidente que, devido a enorme extensão territorial e a tão vasta variedade cultural, seria impossível abranger tudo, então me proponho nas próximas linhas, a trazer alguns destaques de cinco regiões distintas e dessa forma, representar a música da África como um todo.
Mais uma vez, convido o caro leitor a viajar para outro mundo: a África!
Fantani Toure - N'Tin Naari
1 - Sanka Nyonkon
2 - N'Tin Naari
3 - Doussouda
4 - Den Nado
5 - Barrow
6 - Domba
7 - Diyanieba
8 - Les Artistes
O impressionante CD de estreia de Fantani Toure é a primeira produção do estúdio Bamako de Salif Keita, o heroi da world music. Embora todas as oito canções sejam da autoria da própria Toure, a música é uma reelaboração contemporânea da música cortesã do antigo império Mali. O som do balafon (apresentado no capítulo 3 da serie), teclados elétrico, ngoni e violão ocidental são enfatizados pela intervenção da percussão. A voz de Toure é calma, segura e suave.
MALI
1 - Sanka Nyonkon
2 - N'Tin Naari
3 - Doussouda
4 - Den Nado
5 - Barrow
6 - Domba
7 - Diyanieba
8 - Les Artistes
O impressionante CD de estreia de Fantani Toure é a primeira produção do estúdio Bamako de Salif Keita, o heroi da world music. Embora todas as oito canções sejam da autoria da própria Toure, a música é uma reelaboração contemporânea da música cortesã do antigo império Mali. O som do balafon (apresentado no capítulo 3 da serie), teclados elétrico, ngoni e violão ocidental são enfatizados pela intervenção da percussão. A voz de Toure é calma, segura e suave.
Veja e ouça Fantani Toure
MADAGASCAR
D'Gary - Mbo Loza
1- Gofo Libre
2- Atahora Fabibi
3- Mibaby Diavolana
4- Mare Rano
5- Lehibeny
6- Te-Beheloky
7- Ragnandria
8- Kinanga
9- Mbo Loza
10- Asmine
11- Manoro
Os virtuoses africanos ainda são relativamente raros, numa cultura em que a música tem sido uma atividade coletiva. D'Gary é uma exceção à regra com esta exibição solo. Este incrível e excelente guitarrista acústico está, sem dúvida, afinado com as expectativas ocidentais: as notas que acompanham o CD listam a elaboração e a afinação do instrumento, que varia de uma canção para outra. Ao transpor a música malgaxe e do continente para este formato ocidental, D'Gary se fez merecedor da escolhida de seu álbum pelo público.
Veja e ouça D'Gary, o mestre do violão
ARGÉLIA
The Toraia Orchestre - Ya Bay!
1- Asmausemara
2- Absin
3- Ya Bay
4- Nar Houbi Techaal
5- Chataaraban
6- Ahdetli Varda
7- Uotaarefi Men Elihabek
8- Bir Ish Tamal Haav Ash
9- Ana Ou Anti Ou Anti Ou Ana
10- Dalamouni Habibi
Este relançamento de um disco dos anos 50, remasterizado digitalmente, apresenta as sedutoras vozes de Anissa Toraia e Zouninaa, apoiadas por uma orquestra contendo kannoon, oud, violinos e percussão africana. Trata-se de um dos primeiros exemplos de como elementos do Extremo Oriente, do Oriente Médio e africanos fundiram-se em um som islâmico genérico. Aqui encontramos uma qualidade atemporal, muito distante da Argélia de hoje, onde a música tornou-se objeto de perigosa perseguição.
Oud |
Veja e ouça Anissa
ÁFRICA DO SUL
Yvonne Chaka - Chaka Bombani
1- Bombani
2- Reya Lots'ha
3- Kana Uchechema
4- "We" Towe
5- Saphel'isizwe
6- Sukulila
7- Baba Baxolele
8- I Miss You
Yvonne era uma excelente jovem intérprete do final do período do apartheid, muito ligada à África. Este disco traz as raízes de sua música e começa com a intrumentação tradicional, que se tornou quase extinta na música sul-africana. Muitos elementos da herança do país, inclusive as inequívocas harmonias vocais, foram integrados a esta gravação, cujo único senão é a inexplicável inclusão de uma canção soul/pop inglesa.
Veja e ouça Yvonne cantar Bombani
CONGO/ZAIRE
Franco & Le TP Ok Jazz - Likambo Ya Ngana
1- Likambo Ya Ngana
2- Nbanda Nasali Nini?
3- Siluwangi Wapi Accordéon?
4- Ngaï Tembe Eleka
5- Matata
6- Casier Judicaire
7- Mwasi Tata Abali Sika
8- Tout Se Paie Ici-Bas
9- Nzoto Na Makanisi
10- Abanza
11- Nzube Oleka Te
12- Ngoma Nganga
Este é um dos melhores dos mais de 60 CDs póstumos de "Le Grand Maitre" que foram lançados após sua morte em 1989. As três faixas iniciais, com música de raiz congolesa, datam do início dos anos 50, com um anacrônico acompanhamento de acordeão para o violão de Franco. Nas faixas seguintes, temos cantores de vozes suaves e instrumentistas disciplinados, e chegamos ao esplendor do jazz de OK. A rumba congolesa foi feita para se dançar, mas Franco, em seus inícios, é basicamente para ser ouvido.
Veja e ouça Franco e sua OK Jazz Orchestra
Assim finalizamos os capítulos sobre a África, semana que vem vamos visitar "outro mundo", até lá!
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