O pingo de suor descendo pela testa. As luzes batendo nos olhos. Um calor beirando o insuportável. O som alto, muito alto, estourando no peito e nos ouvidos. A sobrancelha não vai segurar esse maldito pingo de suor. Chii! Entrou no olho. Sal puro. E como arde!
E isso era felicidade no mais alto grau!Dessa forma é aberto o texto do encarte que acompanha este lançamento da Som Livre, um box com 3 CDs que reúne várias bandas que percorreram a noite paulistana animando bailes e clubes, durante as décadas de 60 e 70.
Eram os tempos das domingueiras, em que os conjuntos reinaram absolutos nos clubes de São Paulo(...) Nas ruas e nas garagens a meninada caprichava em suas tentativas de tirar as músicas dos Beatles, Animals, Rolling Stones...
Alguns, porém, acabaram atingindo um grau de musicalidade, de "profissionalismo", que os levou aos palcos do Pinheiros, Harmonia, Ypiranga, Tênis, Tietê, Espéria, Palmeiras, Vila Mariana, Banespa, Ypê, Clube Inglês, Sírio, Monte Líbano e ao templo máximo da moçada: o Círculo Militar.
As bandas Lee Jackson, Watt 69, Memphis (ex do Wander Taffo), Kompha e Sunday foram convidadas em 2000 para participarem de um show no Pinheiros para relembrar os velhos tempos - claro que tudo foi gravado!
Lee Jackson |
Memphis |
Watt 69 |
O material é composto por covers de grandes clássicos como Jump, Smoke on the Water, Jumpin' Jack Flash e muitos outros que animavam os bailes.
As gravações foram honestas, ou seja, nada de overdubs, Pro-Tools ou outros recursos para maquiar erros, portanto não é incomum perceber alguns deslizes na afinação, métrica ou técnica, mas a animação é grande e a plateia também colabora. É um grande show registrado pela Som Livre - o que é curioso, pois a Globo dificilmente apóia bandas desconhecidas. Vale destacar o belo encarte com textos de Pedro Autran com a descrição do movimento, histórico de cada uma das bandas, seus legados, ficha técnica completa e todas as letras.
O box está fora de catálogo, só dá para encontrar em sebos, foi difícil até localizar a capa na Internet para poder postar aqui (quase que precisei scanear o meu exemplar!)
Para finalizar, transcrevo mais um trecho do belo texto de Pedro Autran:
Ufa! Esse pingo de suor correndo pelas costas tá incomodando. E ainda tem três amplificadores pra botar na kombi. Mas eu tô feliz. O conjunto arrasou hoje. E aquela menina morena não parou de olhar pra mim. Um dia, a gente ainda vai ter quem carregue os instrumentos pra nós. Mas hoje não tem importância. Até esse pingo de suor tá legal!
Enjoy!
Ouça aquio box completo!
Lee Jackson: Faixas - 1,2,22,23,46,47 e 48
Watt 69: Faixas - 3,4,5,30,31, 39 e 40
Memphis: Faixas - 6,7,24,25,26,32,37 e 38
Sunday: Faixas - 11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,41,42 e 43
Kompha: Faixas - 7,8,9,10,27,28,29,33,34,35,36
1 comentários:
As Tv's, aberta e cabo, poderiam abrir espaço para estas bandas e tantos artistas que mesmo distantes dos holofotes, possuem muitas histórias e muita "lenha" para queimar. Chega de tanto mau gosto musical e artistas "varzeanos" e sem conteúdo.Quem sabe as novas gerações sintam em seus rostos o frescor e as novidades dos anos 60 e 70.Longa vida aos "senhores e senhoras", que como eu, nasceram na década de 50,e também nas décadas de 40 e 60 e ainda continuam a sonhar com um país diferente, mais justo e mais emotivo.
Antonio Evangelista
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!