Wolfgang Amadeus Mozart |
- 16 - Don Giovanni (1787) - Mozart
Don Giovanni |
De todas as óperas de Mozart, é Don Giovanni, sem dúvida, a que teve um impacto mais imediatamente revolucionário sobre as sucessivas gerações de compositores. Seu acorde de abertura, extraordinariamente funesto e sem interrupção, já parece cavar um túnel através dos pomposos equilíbrios do Classicismo do final do século XVII até o turbulento Romantismo do século seguinte; será possível, sem ele, imaginar a abertura do último movimento da Nona sinfonia de Beethoven? O demoníaco personagem central da ópera evidentemente fascinou e perturbou Mozart em igual medida, e o compositor produziu, no que é ambígua mas reveladoramente descrito como drama giocoso, uma música que cambaleia com regularidade e alarme entre o cômico deslavado e a sombria destruição da alma de Don Giovanni. Nunca mais seria tão fácil rir numa ópera; as conturbadas perspectivas psicológicas abertas pelo Don Giovanni inspiram compositores até hoje.
Influenciados: a ópera a partir de então
Gravação recomendada: Giulini (EMI)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
Leitura relacionada:
AUDIÇÃO
Don Giovanni (início)
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!