|
Perotin |
Para conhecer a série "50 OOBRAS REVOLUCIONÁRIAS", clique AQUI!
- 18 - Sederunt Principes (1199) - Perotin
A escola de Notre Dame floresceu durante as últimas décadas do século XII. Até então, a harmonia, como era entendida, resultava de duas "vozes" (diferentes linhas melódicas musicais) movendo-se paralelamente em quartas ou quintas. Onde havia uma terceira ou uma quarta "voz", elas simplesmente dobravam as duas primeiras. Durante a primeira metade do século XII, a voz superior começou a se movimentar mais livremente, de modo que harmonias adicionais se tornaram possíveis. Os compositores parisienses (sendo Leonin e Perotin os mais conhecidos) ampliaram essas possibilidades ao acrescentarem uma terceira ou quarta voz.
Sederunt Principes de Perotin, juntamente com
Viderunt Omnes, é o exemplo conhecido mais antigo de polifonia usando quatro vozes independentes. Também significativa é sua organização rítmica: embora se permitisse (e se esperasse) que os executantes ornamentassem a música, Perotin procurou controlar o ritmo e a métrica.
Influenciados: Direta ou indiretamente, tudo o que veio depois, embora posteriormente suplantado pela Ars Nova florentina.
Gravação recomendada: Orlando Consort (Archiv)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
Leitura relacionada:
AUDIÇÃO
Sederunt Principes com The Hilliard Ensemble
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!