Pierre Boulez |
- 15 - Le Marteau Sans Maître (1952) - Boulez
O impacto de Pierre Boulez sobre a música do pós-guerra é incalculável. Foi ele quem primeiro anunciou que os rumos da música não estavam na pragmática abordagem serialista de Schoenberg, mas no rarefeito mundo musical de Webern, em que todo parâmetro musical potencial podia ser submetido a estritos princípios seriais, inclusive ritmo, dinâmica e até mesmo timbre. Após Polyphonie X (1951, depois excluído), em que Boulez reconhecia que "a organização não era apenas total, era totalitária", entre 1952-54 ele produziu o que, sem dúvida, é sua grande obra-prima, Le Marteau sans maître ("O martelo sem mestre"), que combina a propensão do compositor à densidade estrutural microcósmica com uma surpreendente sensualidade. Baseadas em três poemas curtos de René Char, seu poeta favorito (que incluem linhas inescrutáveis como "Faca na minha cabeça. Peru"), cada uma das nove seções é escrita diferentemente para um conjunto de voz de alto, flauta, viola, violão, vibrafone, xilorimba (um misto de xilofone e marimba) e percussão.
Influenciados: muitos compositores do pós-guerra
Gravação recomendada: de la Martinez (Lorelt)
Texto extraído da revista Classic CD Nº 20
Leituras relacionadas:
- 6 Bagatelas - Webern
- Suíte para piano Op. 25 - Schoenberg
- O Livro dos Jardins Suspensos - Schoenberg
- Pierrot Lunaire - Schoenberg
- Quarteto para cordas Nº 2 - Schoenberg
AUDIÇÃO
Le Marteau Sans Maître (trecho) - Boulez
2 comentários:
Companheiro, li seu comentário no Ferramentas Blog e compartilho da mesma opinião. Não adianta apelar para receber visitas ou comentários. O negócio é ser fiel a si mesmo. Escrever sobre o que gostamos e sentimos. Para conseguir leitores fieis eles precisam ter o mesmo gosto nosso e isto é muito dificil. Vamos na luta.
É exatamente o que penso Dorival. Seja bem-vindo! Espero trocarmos muitas ideias!
Abraço!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!