The Imaginarium of Doctor Parnassus (2009)
Direção: Terry Gillian. Com Christopher Plummer, Heath Ledger, Andrew Garfield, Tom Waits, Lily Cole e Verne Troyer. Participações especiais de Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell.
Sinopse: Dr. Parnassus é um velho místico que vive em um circo mambembe junto com sua filha, um rapaz que adotou das ruas - a quem ensinou parte de seu ofício -, e seu antigo criado anão. Em seus espetáculos, oferecem uma viagem ao mundo dos sonhos, onde tudo pode acontecer.
Indicações ao Oscar 2010: Figurino e Direção de arte.
Dr. Parnassus/Christopher Plummer: bom mas sem brilho, como sempre.
Tony/Heath Ledger: depois de atuações espetaculares em O Segredo de Brokeback Montain e Batman, esperava muito. Me decepcionei, sua atuação é regular, digna de um ator comum que ele não foi.
Lily Cole: exótica |
Anton/Andrew Garfield: não o conhecia, grata surpresa. Gostei de seu Anton atrapalhado de grande coração, ator bastante expressivo. Veremos como ficará como Peter Parker, boa expectativa.
Mr. Nick/Tom Waits: sou fã desse cantor (em breve alguns posts sobre ele!), mas não gostei dele atuando, parecia sempre um bêbado. Acho que o papel de diabo é complexo e multifacetado, coisas que ele não conseguiu mostrar, entretanto seu texto é delicioso, aliás, o melhor de todos.
Valentina/Lily Cole: que moça interessante, demorei algum tempo para definir se era bela ou não, concluí que sim! Vai bem, sem maiores comentários.
Percy/Verne Troyer: mais conhecido como o Mini-Me de Austin Powers. O papel é divertido e a atuação é aquela de sempre.
Tony/Johnny Depp: sem nenhum preparo, reciclou o Jack Sparrow de Piratas do Caribe.
Tony/Judy Law: detestei, atuação exagerada e tola.
Tony/Colin Farrell: descaracterizou a base do personagem dada por Ledger e fez o que quis, demérito da direção. Nuances do seu Mercenário do filme (bomba) Demolidor. Ok, afinal é a única coisa que se salva daquele filme.
Tonys |
O mundo imaginário do doutor Parnassus é a atração principal de seu espetáculo. Um integrante da plateia é convidado a passar por uma experiência mágica ao adentrar um falso espelho, propositalmente tosco, e lá vislumbrar um universo espetacular, cortesia da computação gráfica, digo, dos poderes do doutor.
A coisa ia mal até encontrarem o claramente malandro Tony (Ledger), que parece ter sido um presente do diabo para Parnassus. Como o doutor é bastante maduro - tem mais de 1000 anos! - não se deixa enganar e procura se aproveitar da esperteza do rapaz para poder cumprir um determinado acordo que fez com o tinhoso.
Apesar de não poder garantir, é bem provável que os atores convidados participaram em virtude do falecimento de Ledger. Se assim foi, achei a solução encontrada para resolver sua ausência muito divertida e convincente.
Como já me extendi, concluo dizendo que foi boa a experiência de assistir o filme. Em um determinado momento o roteiro se perde em definitivo, várias pontas são abandonadas, mas achei esse caos muito divertido.
Nota: 6 (bom, mas recomendado com reservas)
5 comentários:
Até hoje esse filme não entrou em cartaz em Brasília.
Mas se você gostou do Andrew Garfield, assista Leões e Cordeiros. Ele já estava muito bem naquela época - e tomara que continue assim como Homem-Aranha!
E que pena que o Heath Ledger não deixou uma última boa atuação.
Perdido ou não, ainda quero muito ver esse filme.
Abraço
E aí meu amigo, como vão as coisas aí por Brasília?
Como você bem deve saber, o pessoal malhou legal esse filme, eu gostei, achei divertido apesar de tudo.
O Ledger não foi mal, é que ele era capaz de muito mais! Final melancólico mesmo foi o da Britany Murphy, você viu aquela bomba do último filme dela? Busca Alucinante? Mas nem a produção se salva! Terrível! Coitadinha...
Valeu a dica do filme, certamente o procurarei.
Abração!
Achei o filme mto bom, mas requer certo conhecimento sobre simbolismos, do contrário fica difícil entender o filme e gostar dele.
Putz veio hj entes de entrar no site para oq tinha de novo aki, eu assisti esse filme XD meu essa filme é muito bom eu gostei D+++++++ msm (y) eu recomendo ^.^
Striker, William - Obrigado pelas visitas e por terem compartilhado suas opiniões!
Abração
Obs. William Striker não é nome do vilão de X-Men 2, rss
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!