Série Álbuns Históricos 1979 - 23/43
- Leituras relacionadas: Álbuns Históricos de 1979
Nome completo: Gilberto Passos Gil Moreira
Nacionalidade: brasileira
Período de atividades: 1963 até hoje
Site oficial: http://www.gilbertogil.com.br/
Estilo/Gênero: MPB
Álbuns de estúdio: 41 (até a presente data)
Bio - 1ª Parte
Influenciado pelo som de Luiz Gonzaga, esse baiano foi um pouco relutante para entrar de vez no mundo da música. Primeiro tentou empregos regulares até finalmente voltar-se a sua real vocação.
Nos anos de amadorismo, enquanto cursava a faculdade, se apresentou várias vezes em universidades, e em uma dessas conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Tom Zé. Juntos, em 1964 inauguraram o Teatro Vila Velha com o espetáculo músico-teatral "Nós, Por Exemplo". No ano seguinte se forma administrador e muda-se para São Paulo junto com a esposa para tentar a carreira nas empresas de lá.
Gil e Mutantes: 'Domingo no Parque' |
Enquanto trabalhava em uma grande indústria para se manter na nova cidade, continuava compondo, e ainda em 1965 participou de um festival de música com a canção "Iemanjá", que despertou o interesse da gravadora RCA que tornou-se a primeira gravação de Gil. A glória veio em 1967, quando sua música "Domingo no Parque" (um dos maiores clássicos nacionais) levou o primeiro prêmio do festival da TV Record. Apesar de ser uma composição de ritmos típicos nordestinos, contou com um inusitado (para a época) arranjo eletrificado da banda Os Mutantes. Para muitos uma heresia contra a "acústica" música nacional. Nessa época também fez parte do inovador movimento da Tropicália e da gravação do álbum de mesmo nome, em que participaram Caetano, Bethânia, Nara Leão e Gal Costa.
Expresso 2222 |
1969 foi um ano difícil para Gil pois foi exilado por ordem da ditadura brasileira. Foi para os EUA, gravou um disco por lá (em inglês). Em 1970 foi representar o Brasil e o movimento da tropicália no festival da Ilha de Wright, onde também se apresentaram bandas de peso do cenário mundial como The Who, Jimmi Hendrix e The Doors.
Ao retornar ao Brasil em 1972, foi convidado imediatamente para se apresentar na TV onde reafirmou sua luta pelos direitos de expressão da música brasileira. Fato que irritou muito os generais governantes. Ainda neste ano gravou o álbum 'Expresso 2222' que fez enorme sucesso.
Mais fatos marcantes ano a ano:
1975 - grava o primeiro disco de sua quadrilogia clássica: 'Refazenda' e a parceria de renome internacional 'Ogun, Xangô' com Jorge Ben (Jor), onde a improvisação e o informalismo são contundentes.
1976 - Participa do projeto 'Doces Bárbaros' ao lado de Caetano Veloso e Gal Gosta. Hoje um marco histórico, mas na época foi execrado.
1977 - lança o segundo disco da trilogia clássica: 'Refavela', que contém a música "Sandra", um relato metafórico sobre sua experiência de ter sido preso por porte de drogas.
1978 - Participa do renomado festival de jazz de Montreaux (um dos mais importantes do mundo até hoje!) e lança um disco ao vivo. Também neste ano sai o terceiro disco da quadrilogia clássica (e o menos conceituado dos quatro): 'Refestança'
1979 - Grava o último disco da quadrilogia, 'Realce', que mostra as fortes influências da música jamaicana e do pop mundial. A música título é acusada de fazer apologia ao uso da cocaína ("realce, quanto mais purpurina melhor...") e Gil é mandado com uma desculpa esfarrapada qualquer para um manicômio - Não perca a Bio Parte 2!!
Leituras relacionadas:
- Jorge Ben (Jor) - África/Brasil (1976)
- Cinema Transcendental - Caetano Veloso
- Gal Tropical - Gal Costa
Realce (1979)
Escute o disco aqui!
Meus destaques em vermelho
01 - Realce
02 - Sarará Miolo
03 - Superhomem - A Canção
04 - Tradição
05 - Marina
06 - Rebento
07 - Toda menina Baiana
08 - Logunedé
09 - Não Chore Mais (Woman no Cry)
Texto: Rodrigo Nogueira
Fonte histórica: Wikipedia
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!