Junte Alex Liefeson (ótimo guitarrista), com Geddy Lee (vocalista, tecladista e um dos maiores baixistas do rock) e Neil Peart (o melhor baterista de rock de todos os tempos) e você terá a banda que elevou, em termos técnicos, o rock progressivo ao seu auge: RUSH.
Outras bandas, depois tentaram superá-los, como o Dream Theater nos anos 90, mas produziram apenas monstros eruditos e sem alma. Pois é, o ápice já foi alcançado, resta-nos apenas igualá-lo (com muito esforço!), ou inventar coisa nova.
Se você é estudante de música, na guitarra, passará por eles no nível intermediário. No baixo - o avançado; na bateira, só no mestrado e o vocal, nem tente pois é inimitável.
Apesar disso, poucos entenderam a proposta da banda nos anos setenta e se não fosse esse disco, talvez tivessem ficado pelo caminho.
A faixa 2112 é megalomaníaca - mais de 20 minutos de histórias meio malucas sobre realidades alternativas, religiões fictícias e ideias metafísicas. Tudo isso em cima de um instrumental primoroso.
Em geral, as letras do Rush são difíceis de captar as mensagens, mas são bem criativas, típicas de nerds (como eu) que adoram ficção científica.
Outros destaques são os hits "A Passage To Bangkok" e "Something For Nothing", além da tentativa de ser comercial (estavam com a corda no pescoço!), "Tears".
Como Alex Lifeson além da guitarra tocava violão de seis e de doze cordas e Geddy Lee tocava baixo, teclado, violão de nylon e cantava, além de Peart na bateria e percussão; ouvindo o disco dá impressão que tem uma multidão tocando e não apenas três caras.
2112 - Um dos melhores discos de rock progressivo de uma das bandas de rock que mais gosto.
Sem dúvida recomendo!
Para ouvir o petardo Something For Nothing clique aqui - http://www.youtube.com/watch?v=096LhjGNNCk&feature=related
'té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais
Bakersfield Sound - Subgênero da música country surgido na década de 1950, nos arredores de Bakersfield (Califórnia).
Bal-Musette - Estilo musical popular em Paris na década de 1880, oriundo da mistura de ritmos como tango, polca, pasodoble e valsa, à tradicional música francesa.
Balkan Brass - Estilo musical popular nos Balcãs, especialmente na Sérvia, Macedônia e Bulgária, oriundo das bandas militares turcas.
2 comentários:
"Se você é estudante de música, na guitarra, passará por eles no nível intermediário. No baixo - o avançado; na bateira, só no mestrado e o vocal, nem tente pois é inimitável."
Isso foi perfeito, hahuaauhuh, exatamente, esses caras não são daqui brother, pode ter certeza que eles vieram da "Red Star" mencionada em 2112, eu tenho todos os vinis do Rush até o Permanent Waves e parece que a cada audição eu percebo uma nuance, um riff algo que não tinha notado. IMORTAIS!
E aí meu amigo, foi resgatar um post bem antigo! Valeu a força!
Rush está entre minhas bandas favoritas, sem dúvida!
Abç!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!