domingo, 1 de maio de 2011

Serie "Música do Outro Mundo" - Capítulo 8A: América Latina - Audições, Indicações e Resenhas (Brasil)


Neste último capítulo que me propus com essa serie, vamos ver e ouvir os artistas da nossa região do mundo: a América Latina. Apesar de parecer um tema óbvio e de músicas que deveriam fazer parte de nosso dia-a-dia, é provável que nos surpreendamos com a cultura musical de nosso próprio mundo, uma vez que na maioria, somos influenciados e adotamos a cultura e estética de outrem, entenda-se dos EUA e Inglaterra. Repito aqui o que disse na introdução desta serie: nada contra a música que vem desses dois países, mas nosso mundo musical é muito mais amplo, conforme essa pequena serie demonstrou.

Conheçamos então, as músicas da América Latina!

Observação: Para não tornar o artigo grande demais, dividi este capítulo em 3 partes, a saber: Capítulo 8A - Brasil; Capítulo 8B - Cuba; Capítulo 8C - Argentina e Haiti

BRASIL

The Library of Congress Endangered Music Project - The Discoteca Collection - Missão de Pesquisas Folclóricas


FAIXAS
1 - Eua Mamnjo Eua - Xangô
2 - E Codo E Codo E Codo - Tambor de Mina
3 - E de Mariole e de Mariola - Tambor de Mina
4 - Eu Vere Garape Vodum - Tambor de Mina
5 - O Mina Tere Tere - Tambor de Mina
6 - Ai Inhanhan - Tambor de Mina
7 - A Docu Semenome - Babacue
8 - Marajo já teve fama - Pajelança
9 - Esse Catu Catu - Pajelança
10 - Chamada do Vapo Ia - Praia
11 - Pancarus - Praia
12 - Mandar mi Chamá - Coco
13 - Ingate do Vapo Ia - Coco
14 - Tamanquero eu quero um pa - Coco
15 - Adeus, adeus amo - Coco
16 - O meu loro não fala - Coco
17 - E boi - Coci
18 - Choa no Mara, choa - Coco
19 - Qua, qua, qua - Coco
20 - Samba - Samba e Carimbu
21 - Marinhero - Samba e Carimbu
22 - Oh lua nova, oh lua cheia - Bumba-meu-boi
23 - Manué eu só vim faz teu gosto - Bumba-meu-boi



The Library of Congress Endangered Music Project - The Discoteca Collection - Corrêa de Azevedo: Music of Ceará and Minas Gerais

FAIXAS
1 - O laia, quero pagar o dinheiro - Manuel Lucio da Costa
2 - A Mangueira - João Lourenço
3 - Ajoeia Chiquinha, ajoeia Lolo - João Lourenço
4 - A paia da cana avoa - João Lourenço
5 - Rojão - Rouxinol e Chico Pequeno
6 - Songs of the congos - Luiz Pereira da Silva
7 - Songs of the congos - Luiz Pereira da Silva
8 - Songs of the congos - Luiz Pereira da Silva
9 - Bale-o o Mofunga - Raimundo Alves Feitosa
10 - O bem-bem alaquixa - Raimundo Alves Feitosa
11 - Macumbeiro - Raimundo Alves Feitosa
12 - Xangô, Xangô - Raimundo Alves Feitosa
13 - Maracutu Songs - Grupo Ás de Ouro
14 - Maracutu Songs - Grupo Ás de Ouro
15 - Maracutu Songs - Grupo Ás de Ouro
16 - O laço da fita - José Querino da Silva
17 - Coco baiano - Hermano Caetano
18 - Fala negro do chapéu morrudo - Antônio Félix Veloso
19 - Pancada e um - Manoel dos Santos e José Camilo
20 - Figueiredo - Hermano Caetano
21 - Vendi minha tropa - Gabriel Pereira da Silva
22 - Diamantina - Família Almeida
23 - Catope - José Paulino de Assunção
24 - Música para cortejo, corpo levado na rede - José Paulino de Assunção
25 - Ao secar a água - Joaquim Caetano de Almeida
26 - Pra baixo - Joaquim Caetano de Almeida
27 - Canto dos cortadores de pedras - Geraldo Amaro


Quando estas incríveis gravações de campo foram feitas na década de 1940, era impossível imaginar que esta música dos "outros" fosse decididamente incorporada à corrente principal da música popular brasileira: do bloco Olodum, com quem Paul Simon gravou Rhythm of the saints, a Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Naná Vasconcelos, etc., a raíz de boa parte da música do continente, emergindo das diversas culturas dos africanos trazidos como escravos. Embora específica destes locais do Brasil, esta música exibe elementos encontrados em uma área muito mais ampla, particularmente no Caribe e no sul da América do Norte.

Muitas canções são cantos rítmicos, apoiados por chocalhos e tambores. Na Discoteca Collection encontramos um antigo samba executado em viola caipira (faixa 20), uma peça para berimbau (faixa 21) e sons premonitórios em Boibumbá, Manué eu sé vim fazê teu gosto (faixa 23). A música do Ceará compreende congos de Fortaleza (faixas 6-8), remanescentes daqueles hoje encontrados em Trinidad e Cuba. A música de Minas Gerais inclui uma valsa de época com a Família Almeida (faixa 22) e canções ritualísticas, uma para ser cantada "Ao amanhecer", outra para se carregar um morto na rede e uma cantada por cortadores de pedra.

Este não é um disco de fácil audição, e muitos ouvintes vão achar a música estranha demais (mesmo nós brasileiros!), não apenas devido aos sons, mas por suas qualidades ritualísticas. Esta é uma experiência estética e espiritual para os participantes, um modo de sobreviver e dar sentido à vida diária, constituindo-se, basicamente, em uma experiência coletiva. Para os ousados que desejam ser iniciados, é um caminho para os sons modernos.

Música do Maranhão
Música da Paraíba


AS PESQUISAS DE MÁRIO DE ANDRADE


O material dos disco citados acima é parte de uma extensa pesquisa musical realizada pelo mestre Mário de Andrade, uma grande personalidade brasileira (se você é brasileiro e sabe pouco ou quase nada sobre ele, primeiro envegonhe-se e depois clique AQUI para se informar!).

A prefeitura de SP e o Sesc mantêm um site muito legal que disponibiliza informações sobre esta pesquisa (com fotos!) e o melhor, todo o áudio que foi compilado em 6 CDs, ou seja, dá para ouvir tudo!

Confira no texto abaixo a apresentação do projeto:

Em 1938, quando o Departamento de Cultura financiou a Missão de Pesquisas Folclóricas, Mário de Andrade deparava-se com o dilema da modernidade: ao mesmo tempo que as manifestações populares corriam o risco de desaparecer com a crescente urbanização do país, o avanço tecnológico da época proporcionava meios de capturá-las em discos, fotografias e filmes.

Nesse jogo ambíguo, entre a ameaça de destruição do fato e a construção de referências, o projeto adquiria um caráter urgente. O interesse pela cultura nacional levou Mário a viajar ao Norte e Nordeste do país na década de 1920. Anotada no livro póstumo Turista Aprendiz, a aventura existencial e intelectual marcou sua trajetória como pesquisador de campo e o convenceu da necessidade de deslocar-se ao Brasil profundo, a lugares onde nossas tradições culturais ainda não teriam sucumbido ao peso da industrialização. Repetindo, em linhas gerais, o trajeto empreendido pelo escritor nessas viagens etnográficas, a Missão foi, sob muitos aspectos, a institucionalização de uma experiência pessoal. Formada por Luís Saia, Martin Braunwieser, Benedicto Pacheco e Antônio Ladeira, a caravana deixou São Paulo em fevereiro de 1938 rumo ao Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Pará.

Um revés político, ocasionado pelo Estado Novo e a chegada de Prestes Maia ao poder municipal, encurtou a permanência de Mário no Departamento de Cultura. Ainda assim, a Missão conseguiu concretizar sua primeira etapa: a partir dos cadernos de campo, imagens, músicas e dos inúmeros objetos recolhidos revelava-se um fragmentário, porém significativo, panorama do folclore nacional.

A organização e difusão do material não lograram o mesmo sucesso. Os esforços, nesse sentido, estiveram restritos, durante anos, ao trabalho solitário de Oneyda Alvarenga, primeira diretora da Discoteca Pública, que sem o respaldo da Prefeitura empenhou sua vida para que o acervo fosse preservado.

O lançamento desta caixa de discos não pretende retomar o projeto de Mário de Andrade, datado dos anos 1920 e 1930, época em que São Paulo ainda se preocupava em lançar um olhar sobre a questão nacional, debruçando-se para além de suas fronteiras políticas e culturais. Ao trazer a público uma seleção dos registros fonográficos da Missão de Pesquisas Folclóricas, o objetivo da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o SESC-SP, é reiterar a profunda dimensão desse acervo, parte fundamental da cultura material do povo brasileiro.

Carlos Augusto Calil
Secretário Municipal de Cultura


Recomendo uma longa visita! Para acessar o site agora mesmo, clique na imagem abaixo:


ATÉ A SEMANA QUE VEM!

2 comentários:

Edison Waetge Jr disse...

Muito bom. Obrigado por compartilhar esse conhecimento.

.outsid3r disse...

Fala grande Rodrigão, a rotina TRABALHO/MONOGRAFIA FACUL, tá me nocauteando, mas estou preparando uma volta legal, será o RATTLEHEAD Phase II, já estou com vários posts no forno... em breve estarei na ativa novamente, um forte abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Sons, Filmes & Afins,

um refúgio para quem tem a mente aberta, mas opinião própria"

Marcadores

1975 (1) 1977 (1) 1979 (45) 2 Tone (1) 2001 (1) 50 Obras Revolucionárias (51) A Formação do Gosto Musical (8) A Pedidos (3) Abba (3) AC/DC (2) ação (14) Acervo Original (6) acid house (4) acid jazz (6) Acid Rock (1) acid techno (1) Aerosmith (2) afoxé (1) afrobeat (3) Allman Brothers Blues Band (1) Alternative Dance (1) Ambient (2) amizade (6) análise (1) animação (2) Aniversário (1) Arraste-me para o inferno (1) Art Blakey (1) art rock (5) aventura (4) axé (2) baião (1) baixo (6) baladas (3) balanço do ano (5) Barry White (1) bateria (2) be bop (8) Bebel Gilberto (1) Beethoven (6) Bela Fleck (1) Ben Affleck (1) Ben Kingsley (1) Berg (1) Berlioz (3) big band (2) Big Star (1) Bill Evans (1) Bill Wyman (1) Billie Holiday (1) Billy Bob Thornton (1) Billy Joel (1) biografia (3) black metal (2) Black Sabbath (1) Blackened Death Metal (1) Blind Faith (1) Blondie (1) Blue Cheer (1) bluegrass (1) blues (14) blues rock (1) Bob Dylan (1) Bob Marley (2) bolero (2) Bon Jovi (2) bossa nova (5) Boston (1) Boulez (1) Brahms (1) Brian Eno (6) Brittany Murphy (1) Brutal Death Metal (1) Buddy Guy (1) Burning Spear (1) Buzzcocks (2) Caetano Veloso (3) Cage (1) calipso (1) Camisa de Vênus (1) Cannonball Adderley (1) cantata (1) Carpenters (1) celta (2) Charles Mingus (1) Charlie Parker (2) Cheap Trick (1) Cher (1) Chet Baker (1) Chic (3) Chic Corea (4) chicago blues (2) Chico Buarque (2) Chopin (1) Choro (1) Christian McBride (1) Cícero (6) Clive Owen (1) comédia (16) Concerto (1) Cool Jazz (5) Count Basie (1) Counting Crows (1) country (7) country rock (3) Crumb (1) Curtis Mayfield (1) dance (3) David Bowie (6) Dead Kennedys (1) Death Doom Metal (1) death metal (6) debate (2) Debussy (2) Deep Purple (2) Def Leppard (1) Delaney Bonnie And Friends (1) delta blues (2) Dennis Hopper (1) Dennis Quaid (1) Dennis Wilson (1) Denzel Washington (1) Derek And The Dominos (1) Descartes (2) Destaques (1) Devo (2) Dianne Reeves (1) Dire Straits (1) disco (8) Divulgação (1) Dizzie Gilesppie (1) Django Reinhardt (1) Donizetti (1) Donna Summer (1) doo wop (3) Doom Metal (1) drama (27) Dream Theater (1) Drone Doom (1) Duke Ellington (4) Dulce Pontes (1) Dupré (1) Eagles (1) Earth Wind and Fire (3) easy listening (2) Electric Blues (1) electric-folk (1) Elis Regina (1) Ella Fitzgerald (1) ELO (1) Elton John (2) Elvis Costello (2) ensaio (25) Entrevista (1) época (2) Eric Clapton (3) Erroll Garner (1) Esta Música é Arte? (3) fado (2) Fairport Convention (1) Falecimentos (7) fantasia (4) Fela Kuti (1) Feldman (1) ficção científica (6) filme (69) Filosofia (3) flamenco (2) Fleetwood Mac (3) folk (9) Folk Metal (1) forró (1) Frank Sinatra (1) free jazz (4) frevo (1) Funeral Doom (1) funk (14) Funkadelic (1) fusion (10) Gal Costa (2) Gang of Four (1) Gary Numan (1) Genesis (2) Gershwin (1) Gesualdo (1) Gilberto Gil (2) glam rock (1) Glinka (2) Gluck (1) gospel (3) gótico (6) Grammy (2) Graziani (1) Gregory Isaacs (1) guerra (4) guitara (2) guitarra (5) gypsy jazz (1) Hank Jones (1) hard bop (4) hard rock (15) hardcore (2) Haydn (3) heavy metal (17) Herbie Hancock (2) hip-hop (5) Holger Czukay (1) Holst (1) homenagem (1) Horace Silver (1) Houghton (1) house (2) Ian Dury (1) Iggy Pop (2) indie rock (1) infantil (2) Iron Butterfly (1) Isaac (1) Isabelle Fuhrman (1) Ives (1) J.S. Bach (5) Jaco Pastorious (2) James Brown (2) Jamiroquai (1) Japan (1) jazz (44) Jazz Modal (1) Jean Michel Jarre (2) Jefferson Airplane (1) Jenifer Lopez (1) Jimi Hendrix (1) Jimmy Cliff (1) Jimmy Smith (1) Joan Armatrading (1) Joan Sutherland (1) João Gilberto (2) John Coltrane (1) John Mayall's Bluesbreakers (1) John Travolta (1) Johnny Alf (1) Joni Mitchell (3) Jorge Ben Jor (2) Joy Division (2) Judas Priest (1) Julia Roberts (1) Keith Jarrett (1) Kim Bassinger (1) Kiss (2) Kompha (1) Kraftwerk (2) krautrock (5) Led Zeppelin (2) Lee Jackson (1) Leibniz (1) Lenny White (1) Leonin (1) Listas (19) Liszt (2) Louis Armstrong (2) lundu (1) Machaut (1) madchester (2) Magazine (1) Mahler (2) Marcelo Nova (1) Maria Bethânia (1) Marianne Faithfull (1) Marvin Gaye (3) MDM (1) Meat Loaf (1) Medieval Metal (1) Melodic Death Metal (1) Memphis (1) Meryl Streep (1) Messiaen (1) Metal Progressivo (2) Michael Jackson (3) Mickey Rourke (1) Miles Davis (4) Miúcha (1) modal (2) modinha (1) Monteverdi (2) Motörhead (1) Mozart (6) MPB (10) músic eletrônica (3) música ambiente (4) música clásica (1) música clássica (4) Música do outro mundo (11) música eletrônica (4) música experimental (3) música industrial (2) Música na Cabeça (7) musical (1) Musicoterapia (1) Ná Ozzetti (1) Nat King Cole (1) Neil Young (1) new age (1) new wave (15) Ney Matogrosso (1) Nina Simone (1) Nirvana (1) O que é? (6) ópera rock (2) opinião (23) Oscar (1) Paco de Lucía (1) Parliament (2) Pat Metheny (1) Paul Giamatti (1) Paul McCartney (1) Paul Weller (1) Paulinho Nogueira (1) Paulo Moura (1) Penelope Cruz (1) Pere Ubu (2) Peri (1) Perotin (1) Perusio (1) Peter Frampton (1) Peter Gabriel (1) Peter Sarsgaard (1) Peter Tosh (1) piano (2) Pink Floyd (6) polca (1) Police (1) policial (5) pop (23) pop rock (4) pós-punk (6) Post-Punk (2) Poulenc (1) Power Metal (1) Presente (2) Primus (1) Prince (1) Progressive Death Metal (1) promocional (6) Public Image Ltd. (2) Puccini (1) punk rock (31) Quadrinho (1) Queen (1) Racionais MCs (1) Ramones (3) rap (2) Red Hot Chili Peppers (2) reggae (6) Reich (1) Return To Forever (1) Richard Wagner (2) Rick Wakeman (1) rock (70) rock de vanguarda (4) rock progressivo (9) rock psicodélico (3) rockabilly (2) Rolling Stones (2) romance (9) Ronnie James Dio (1) Rush (1) Russell Crowe (1) Rythm and Blues (5) Saint-Saens (1) Sam Raimi (1) samba (5) Sarah Vaughan (1) Satie (1) sax (1) Schoenberg (4) Schubert (3) Schumann (2) Scorpions (1) Scriabin (1) sebo (1) Série Especial de Domingo (80) Sex Pistols (6) Shirley Verrett (1) Show (1) Simone (1) Siouxsie and The Banshees (1) Sister Sledge (1) ska (1) smooth jazz (3) soul (9) soul jazz (4) speed metal (2) Spyro Gyra (1) Stan Getz (1) Stanlay Clarke (1) Star Trek (1) Steely Dan (1) Stéphane Grappelli (1) Steve Vai (1) Steve Winwood (1) Stevie Wonder (2) Stockhausen (1) Stravinsky (1) Sunday (1) Supertramp (1) surf music (1) suspense (14) swing (5) Symphonic Prog (1) synthpop (3) Talking Heads (2) tango (2) Tchaikovski (2) Technical Death Metal (1) techno (5) Television (1) Terri Lyne Carrington (1) terror (7) Tex (1) The Adverts (1) The B-52's (1) The Beach Boys (1) The Beatles (3) The Cars (1) The Clash (3) The Cramps (2) The Cream (3) The Crusaders (1) The Damned (1) The Doors (1) The Fall (1) The Germs (1) The Gun Club (1) The Hollies (1) The Jam (1) The Jazz Crusaders (1) The Modern Lovers (2) The Only Ones (1) The Penguin Cafe Orchestra (1) The Residents (1) The Saints (1) The Slits (2) The Specials (1) The Stooges (2) The Stranglers (2) The Trio (1) The Undertones (1) The Who (1) Thelonious Monk (2) Thin Lizzy (1) thrash metal (2) Throbbing Gristle (1) Titãs (1) Tom Jobim (2) Tom Petty (1) Tom Wilkinson (1) Top Blog (1) TOPS (1) Toquinho (1) Tracy Chapman (1) Traffic (1) trance (2) tropicália (3) Tudo isso é rock (1) valsa (1) Van Halen (2) Van Morrisson (1) Varèse (1) Vaughan Williams (1) Velvet Underground (1) Vera Farmiga (1) Vídeo (1) Viking Metal (1) Villa-Lobos (1) Vinícius de Moraes (1) Vinil (1) violão (1) Vivaldi (2) Watt 69 (1) Weber (1) Webern (1) Wes Montgomery (1) west coast jazz (1) Wheater Report (1) Willie Nelson (2) Winger (1) Winona Ryder (1) Wire (2) X-Ray Spex (1) Yardbirds (1) Yes (1)